Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 07 de Agosto de 2007 às 18:46

    Imprimir


Técnicos da coordenação de Patrimônio da Secretaria de Estado de Cultura farão uma visita à cidade de Pontes e Lacerda, na próxima semana, para identificar um sítio arqueológico descoberto recentemente e que está atraindo a atenção de muitos curiosos.

Entre os dias 13 e 17, a coordenadora de Patrimônio da SEC, Maria Antúlia Leventi, em parceria com a arqueóloga Susana Hirookara, do Instituto de Populações Tradicionais (ECOSS) e curadora do museu de Pré-história, estarão na cidade para analisar o local (onde há um muro de pedra com mais de 300 metros), coletar materiais, delimitar a área, além de conversar com a população local.

A Prefeitura da cidade, que está empenhada em preservar o local, acredita que o muro foi construído por escravos. A coordenadora de patrimônio da SEC diz que existe a possibilidade do sítio arqueológico ter sido habitado por escravos, já que Pontes e Lacerda está localizada no Vale do Guaporé, região de muitos quilombos. “Com a visita e, posteriormente, com a análise do material recolhido, vamos saber quando e quem realmente viveu nessa região”, afirma Maria Antúlia. Além do muro, o local apresenta vestígios de soterramento de construções.

Por causa da descoberta da área, alguns curiosos já estão recolhendo objetos do sítio e comercializando em outras cidades. “Vamos conversar com a população sobre a importância de preservar o local”, completa Maria Antúlia. Após a identificação, o sítio arqueológico poderá ser tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/213005/visualizar/