Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 06 de Agosto de 2007 às 18:39

    Imprimir


Milhares de alunos já foram formados na arte do reaproveitamento alimentar. Sala da Mulher da Assembléia Legislativa tem levado às comunidades carentes da Grande Cuiabá, uma oportunidade em aprender como viver de uma maneira mais saudável

“O conceito de qualidade de vida depende da realidade em que cada um vive. O assunto abrange fases e condições de vida diferentes, mas, todos nós aqui concordamos num quesito: que a saúde é fundamental para essa ‘qualidade de vida’ e isso passa necessariamente pela boa alimentação”, expôs a coordenadora da Sala da Mulher, Andréia Oliveira, em seu discurso para cerca de 300 alunos formados em mais uma realização do ‘Cozinha Brasil’ - Sesi. Dessa vez, o curso aconteceu em Várzea Grande e teve duração de quatro dias, o encerramento foi nessa última sexta-feira (03), onde os próprios alunos preparam o cardápio especial de conclusão do curso.

“É muito gratificante vermos cada olhar desses de alegria, de sentimento de gratidão e com um brilho de muitos sonhos. É por eles que estamos buscando cada dia mais mudar a realidade e diminuir as desigualdades sociais. Queremos e trabalhamos para isso dentro da Assembléia Legislativa, cumprindo nosso papel ao sermos o braço social dentro da Casa de Leis”, externou Andréia Oliveira, ao ressaltar que o retorno à iniciativa do Sesi tem sido principalmente, a interatividade e o momento de confraternização que nasce na comunidade que é contemplada pelo curso. “Todos se unem, trocam idéias, receitas, aprendem juntos e compartilham cada momento”, frisou.

Ao todo, três turmas dividiram as atenções das coordenadoras e nutricionistas do Sesi, responsáveis pelo farto cardápio ensinado passo a passo aos alunos. A instrutora do ‘Cozinha Brasil’, Fernanda Arruda Rosa, revela que a maioria das pessoas que procuram o programa fazem parte da camada mais humilde da sociedade. “O que passamos para eles aqui são alternativas de receitas mais baratas e mais fáceis de serem feitas. Nosso método é baseado no reaproveitamento daquilo que geralmente não é usado nas receitas tradicionais, como a casca do maracujá e do abacaxi. O mesmo livro, por exemplo, que serve para ensinarmos os alunos aqui é entregue para todos ao final do curso”, explicou a nutricionista, ao agradecer a parceria feita com a Sala da Mulher e com a rede de Supermercados Comper, “não teríamos como realizar esse curso de cunho estritamente social sem a sensibilidade da dona Andréia e dos diretores desta rede de supermercados”, comemorou Fernanda Arruda Rosa.

Para um dos alunos, Leonildo Pereira Borges, a iniciativa é louvável por contribuir principalmente para o desenvolvimento humano e a melhoria na qualidade de vida. “Meu maior aprendizado foi sobre o aproveitamento dos alimentos para evitar o desperdiço. No dia-a-dia jogamos alimentos fora, onde muitas vezes a parte que tem mais vitamina é justamente aquela que vai para o lixo. Para mim foi ótimo, pois, além de aprendermos novas receitas e ter alimentos mais nutritivos, agora podemos também economizar e ter uma nova fonte de renda”, declarou Borges





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/213226/visualizar/