Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 03 de Agosto de 2007 às 15:07

    Imprimir


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na quinta-feira (02/80), balanços parciais da coleta de dados da Contagem Populacional e do Censo Agropecuário 2007. Segundo a instituição, 84% da população das cidades com até 170 mil habitantes - alvo da contagem - já foi recenseada, o que significa 93,4 milhões de pessoas já visitadas pelo IBGE.

No caso do censo agrícola, já foram coletadas informações em 4,3 milhões de estabelecimentos agropecuários (76,2%), dos 5,7 milhões previstos. Para facilitar os trabalhos, o instituto dividiu o País em setores censitários. Dos 158.955 existentes, 84,9% foram concluídos pelos recenseadores e outros 29.095 estão em processo de finalização, o que deverá ocorrer até o final da próxima semana.

Na apuração de informações entre as regiões, a Nordeste foi a que obteve maior avanço, concentrando sete dos oito estados mais adiantados na coleta de dados. "Os destaques são a Paraíba e o Ceará, com 97,7% e 93,8%, respectivamente, da população estimada. Algumas unidades da federação até superaram o número de estabelecimentos agropecuários previstos", detalhou a instituição, no comunicado.

O terceiro estado mais adiantado nos trabalhos é Santa Catarina, com 93% da população recenseada. "A região Sul teve a coleta prejudicada pelas fortes chuvas que caíram em julho. É bom lembrar que este é também um mês tradicional de férias, quando fica mais difícil encontrar as pessoas em seus domicílios, dificultando mais a contagem da população", esclareceu o instituto.

Ainda de acordo com o IBGE, no resto do País outros obstáculos tiveram que ser superados, como falta de estradas adequadas; ausência de moradores nas residências; e necessidade de transporte especial para locais de difícil acesso; entre outros.

A divulgação dos números preliminares do Censo 2007 está prevista para o dia 31 de agosto.





Fonte: Redação/Famato

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/213739/visualizar/