Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 01 de Agosto de 2007 às 17:39
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Aula de uso correto e seguro de produtos fitossanitários durante o curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas.

A Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) ganhou o reforço das empresas Basf e AD – Protec, para dar mais um passo rumo ao desenvolvimento do projeto Parceria-Rural – Agricultura. Atendendo a uma solicitação do Governo de Mato Grosso, juntas essas empresas ampliaram a carga horária dos módulos de saúde e segurança no trabalho e de noções de GPS, ministrados durante o curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas.

Os alunos do atual treinamento, que acontece no município de Guiratinga, já serão beneficiados com as alterações do projeto. Agora, as aulas de saúde e segurança no trabalho - ministradas pela Basf, passam de 16 para 20 horas/aula.

“Para nós é muito importante que mais pessoas tenham essa capacitação, pois desta forma estamos contribuindo para que o trabalho desenvolvido nas propriedades rurais seja realizado de acordo com que preceitua a legislação ambiental e de segurança do trabalhador. Na hora de contratar, o fazendeiro dará preferência para aqueles trabalhadores qualificados e esse é o nosso objetivo maior, a empregabilidade destas pessoas”, destacou Terezinha Maggi.

A gerente de marketing da Basf, Valdirene Bastos Licht, atribui a vários fatores os investimentos da empresa no projeto. “Num processo interno, avaliamos todos os projetos que recebem o apoio da Basf. O Parceria Rural – Agricultura está entre os que mais apresentam resultados. Ficamos felizes com o alto índice de colocação no mercado de trabalho. Sem contar que essa mudança contribui para a formalidade do projeto, que com isso atende rigorosamente às exigências do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Não podemos esquecer que Mato Grosso é uma das regiões do país mais importantes para a agricultura, o que leva a geração de um número expressivo de empregos no setor. Antes de mais nada, precisamos de mão-de-obra qualificada para ocupar essas vagas, o que justifica o interesse da Basf em investir em projetos de qualificação profissional sérios e responsáveis”, justificou.

A ampliação do módulo atende a NR 31, norma que estabelece preceitos a serem observados na organização e ambiente de trabalho desenvolvido no meio rural. A nova norma foi publicada através da Portaria 86, no Diário Oficial da União, no dia 04 de março de 2005, e de lá pra cá todos os trabalhadores que lidam diretamente com a pulverização de defensivos agrícolas ou que estão de alguma forma em contato com os produtos devem passar por uma capacitação que os habilite para o uso correto dos fitossanitários.

As aulas sobre noções de GPS e Agricultura Satelital de Precisão também serão incrementadas, oferecendo quatro horas/aula sobre o assunto a todos os participantes do curso. “Antes, somente os 30 participantes que mais se destacavam no treinamento é que tinham direito a assistir essas aulas. A alteração se fez necessária justamente para atender a todos, com no mínimo noções básicas sobre a técnica”, destacou a coordenadora do projeto, Rosamaria Ferreira de Carvalho.

Inclusive, os alunos do curso já utilizam o que há de mais moderno em aparelho de GPS - o AgGPS 500. Lançado no Brasil no início de maio durante a Agrishow de Ribeirão Preto, o equipamento substitui o aparelho utilizado anteriormente, o AgGPS150 Guide.

“No Brasil esse equipamento é utilizado nas plantações de cana-de-açúcar no estado de São Paulo, e em Mato Grosso nas capacitações do projeto Parceria Rural – Agricultura”, lembrou o proprietário da empresa AD-Protec, Menotti Mattoso Júnior.

PARCERIAS - Também são parcerias do projeto as empresas Valtra, AGCO (Massey Ferguson), John Deere, CNH (Case e New Holland), Solo Vivo Fertilizantes, Jacto, Indústria Aeronáutica Neiva, Tatu Marchesan, Semeato, Empaer, Conselho Estadual do Trabalho, além de sindicatos rurais e prefeituras.





Fonte: Assessoria/Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/214071/visualizar/