Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 28 de Julho de 2007 às 11:22

    Imprimir


Uma equipe da Bloomberg Television está em Mato Grosso. Os jornalistas foram destacados para produzir uma reportagem especial sobre trabalho escravo. Percorrem alguns municípios. Nesta sexta, eles estiveram em Confresa, onde muitos pecuaristas têm contribuído com essa estatística negativa. Com sede em Nova Iorque, a Bloomberg é uma rede de TV que transmite notícias econômicas 24 horas por dia. Atinge, além dos Estados Unidos, Brasil, Japão, Malásia, Hong Kong, Cingapura, Austrália, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Espanha e Portugal.

A Bloomberger Television não descobriu Mato Grosso por acaso. Com uma extensão de 906.806 k2, o Estado ostenta de um lado o título de território do agronegócio, com as primeiras colocações em âmbito nacional na produção de soja, algodão e rebanho bovino, mas, na outra ponta, apresenta dados negativos. Está entre os primeiros do país em desmatamento e queimadas ilegais e, para piorar, também se destaca em número de registros de trabalho escravo.

Pelo menos 3 mil trabalhadores em situação análoga à escravidão foram libertados em Mato Grosso nos últimos 5 anos. Quase 10% das propriedades e empresas que constam na "lista suja" do Ministério do Trabalho e Emprego, que relaciona as áreas onde foram detectados trabalhadores nestas condições, também estão em solo mato-grossense. São números que colocam o Estado em segundo lugar do ranking da escravidão do Brasil. Em muitos casos, o trabalho escravo se associa ao avanço do agronegócio, com abertura de novas fronteiras agrícolas, associado com crimes ambientais e grilagem de terras. Mato Grosso só perde nos dados de escravidão para o Pará.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/214611/visualizar/