Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 26 de Julho de 2007 às 07:42

    Imprimir


Representantes das religiões de matriz africana se reúnem a partir desta quinta (26) em um seminário Regional sobre o tema. A atividade, coordenada pelo Conselho do Negro (Conen) e pelo Núcleo Cultural Níger Okàn, discutirá propostas de ações e de políticas públicas de combate à intolerância religiosa e para a melhoria das condições de vida das comunidades de religiões de matriz africana em Mato Grosso.

O seminário, que segue até o dia 29 no auditório da Famato, no Centro Político Administrativo, e reunirá líderes da umbanda e candomblé de vários municípios de Mato Grosso.

Uma das presenças confirmadas é a da Ministra da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, que falará sobre a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial e sua relação com as comunidades de religiões de matriz africana. O encontro contará também com a presença de representantes da Fundação Cultural Palmares, dos ministérios da Educação e das Comunicações, da Secretaria Especial de Justiça e Direitos Humanos e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Os Seminários Regionais Comunidades das Religiões de Matriz Africana acontecerão também nas cidades de Natal, em agosto, Belém, em setembro, e Rio de Janeiro, em outubro. A proposta dos encontros é consolidar as discussões surgidas nas Conferências Estaduais e na Conferência Nacional de Políticas de Igualdade Racial. A meta final, construir propostas que atendam à realidade sócio-econômica, política, cultural e de Direitos Humanos das comunidades das religiões de matriz africana. Uma das primeiras ações será o mapeamento destas comunidades em cada Estado, que será disponibilizado posteriormente para pesquisa.

Em Mato Grosso, o evento é organizado também pela Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de Mato Grosso e pelo Instituto Mato-grossense de Políticas Afirmativas e Direitos Humanos.

Mais informações: 3623 1853/9914 1041.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/214848/visualizar/