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Cidades/Geral
Quarta - 25 de Julho de 2007 às 17:52

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Uma parceria foi firmada entre o Sindicato dos Bancários no Estado de Mato Grosso (SEEB/MT) e os vereadores do município de Chapada dos Guimarães, a cerca de 70 quilômetros de Cuiabá, cuja finalidade é fazer com que a Lei da Fila, decretada em junho de 2005, seja devidamente cumprida. Na cidade existem apenas duas agências bancárias, uma do Banco do Brasil e outra do Bradesco, mas as reclamações da população são referentes a ambas.

“No Bradesco, nós do Sindicato até já esperávamos de alguma forma, o descumprimento da lei, devido à política sempre desrespeitosa adotada pelo banco seja com seus funcionários, como com seus clientes. Mas no Banco do Brasil, tivemos uma grande surpresa, devido ao banco dizer que possui grande função social no país, quando na verdade, sequer disponibiliza número suficiente de funcionários nas agências que possui”, afirma o secretário de Imprensa e Divulgação do SEEB/MT e bancário do BB em Cuiabá, Alex Rodrigues.

De acordo com os números do censo de 1996 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Chapada dos Guimarães possui aproximadamente 15 mil habitantes, e na única agência da cidade, existe somente um único funcionário exercendo a função de caixa. O banco ainda é responsável pelo pagamento dos funcionários públicos do município, além de aposentados e pensionistas, o que acaba sobrecarregando o bancário em dias de pagamento.

“Essa realidade precisa ser modificada, já que existe uma vontade coletiva, tanto de várias instituições locais, como também dos funcionários e principalmente, dos clientes”, explica o presidente do Sindicato, Arilson da Silva.

Numa reunião realizada na Câmara Municipal entre os sindicalistas do SEEB/MT e os vereadores Gevalton Siqueira, autor da lei em Chapada, e Milton Bueno, foram esplanadas todas as denúncias sobre o não cumprimento da Lei da Fila no município. A reunião foi agendada pelo ex-vereador de Chapada dos Guimarães, Antunes Pereira. Em consenso, os participantes decidiram pedir apoio ao Ministério Público Estadual (MPE) e denunciar as irregularidades às Superintendências, tanto do Banco do Brasil, quanto do Bradesco, a fim de que providências sejam tomadas.

Segundo a Lei nº 1.178/2005, as agências bancárias de Chapada dos Guimarães devem atender os clientes no prazo máximo de 15 minutos.

“Sindicato estará atento a todos os passos necessários para fazer com que a Lei da Fila seja rigorosamente cumprida em Chapada”, afirma Arilson.




Fonte: 24 Horas News

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