Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 24 de Julho de 2007 às 23:12

    Imprimir


A safra 2007/2008 se aproxima, para tanto é hora de planejar e muito bem o plantio. Esta é a hora da decisão: Que variedade semear? Tendo a escolha certa, conhecendo bem as características de cada cultivar fica mais fácil de alcançar a tão almejada alta produtividade.

De acordo com Sérgio Suzuki, pesquisador do Programa de Melhoramento Genético da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), a época de plantio é o principal insumo para a garantia de bons resultados.

O pesquisador explica que a época de plantio sempre foi um fator relevante a ser considerado na hora de planejar a safra. Mas que agora tem um papel mais importante. “Após o aparecimento da ferrugem esta verdade tornou-se ainda mais evidente. Nossa janela de plantio ficou menor e os plantios tardios sempre tem resultado em baixas produtividades”.

De 05 a 10 de novembro é, segundo Suzuki, as datas limites para o término do plantio. Produtor que não quer ter baixas produtividades tem de estar atentos a este calendário. “A cada atraso no plantio, perde-se em produtividade”, alerta.

Para plantar na época correta, é preciso também, de acordo com Suzuki, conhecer bem as características das variedades. O plantio, por exemplo, de soja transgênica, exige saber sobre a cultivar RR e posicionar muito bem. “O posicionamento correto de cultivares traz vantagens de controle mais eficiente de plantas daninhas, facilidade, flexibilidade, diminuição do custo de produção. Para tanto é preciso dessecar antes, plantar no limpo”.

Estas e outras recomendações sobre produtividade de cultivares Fundação MT e TMG serão repassadas por Suzuki no evento que acontecerá de 26 de julho a 06 de agosto em 16 cidades.

Trata-se do Fundação MT em Campo: É Hora de Plantar Soja 2007 “, promovido pela Fundação MT que tem o objetivo de reunir a classe produtora para discutirem e juntos planejarem a safra 2007/2008. As perspectivas da agricultura para próxima safra serão apresentadas por Dario Minoru Hiromoto, diretor-superintendente da Fundação MT.

Na ocasião Hiromoto mostrará os novos direcionamentos para a agricultura mato-grossense que se estende para a brasileira; reforçará a missão da agricultura perante a sociedade; apontará a importância da preservação ambiental junto da gestão ambiental. “Mostraremos o panorama no qual semearemos a próxima safra”, diz o pesquisador.

Compõem também a equipe técnica do Fundação Mt em Campo: É Hora de Plantar Soja 2007: Leandro Zancanaro, Joel Hillesheim, Fabiano Siqueri, ambos da Fundação MT e José Tadashi Yorinori, pesquisador associado da Fundação MT.

Rondonópolis sediará o primeiro dia (26) do evento que será realizado a partir das 18h00 no Centro de Eventos Ipê. No dia seguinte a equipe técnica estará com produtores rurais a partir das 07h30 na Associação Comercial e Industrial (Acicave) de Campo Verde. No mesmo dia, no período noturno, a partir das 18h00, os pesquisadores se deslocam para Primavera do Leste, onde o evento acontecerá na Associação dos Engenheiros Agrônomos (AEAPL).





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/215023/visualizar/