Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 24 de Julho de 2007 às 13:29
Por: Eder Gomes

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde lança, de 1 a 7 de Agosto, campanha de sensibilização visando promover o estímulo ao aleitamento materno, com o tema: "A Importância de se Iniciar o Aleitamento na 1ª Hora Após o Parto". A campanha segue a mesma linha de atuação usada pelo Ministério da Saúde em todo o país que, este ano, traz o tema: "Amamentação na primeira hora, proteção sem demora". A campanha faz parte das atividades que marcam a Semana Mundial de Amamentação.

Cerca de 140 Secretarias Municipais de Saúde dos municípios do Estado de Mato Grosso estarão envolvidas na campanha. Em todo o Estado os 16 Escritórios Regionais de Saúde, estarão unidos às Secretarias Municipais de Saúde na promoção de atividades que demonstrem a necessidade da amamentação logo após os bebês terem nascido.

No reforço às informações o Ministério da Saúde está enviando, a todas as Secretarias Estaduais de Saúde do país, um milhão de fôlderes e 150 mil cartazes com fotos da atriz Vanessa Lóes e seu marido, Thiago Lacerda, que são os padrinhos da Semana Mundial de Amamentação deste ano, na incrementação das campanhas estaduais.

O município de Tangará da Serra, neste período de campanha, realizará um ciclo de palestras em torno das Unidades de Saúde da Família, Unidade Mista, Posto Central e Postos Volantes dos bairros.

As palestras serão proferidas pelos profissionais da saúde entendedores do assunto 'aleitamento materno'.

Mas os esforços de sensibilizar as mães gestantes e nutrizes para importância do aleitamento na primeira hora após o parto não ficam restritas ao período de 1 a 7 de Agosto. O Ministério da Saúde pede que as Secretarias de Estado de Saúde realizem, em Outubro desse ano, uma campanha específica de Incentivo ao Aleitamento Materno.

BENEFÍCIOS DO ALEITAMENTO = Os beneficiados pelo aleitamento materno na primeira hora após o nascimento são tanto a mãe como o bebê uma vez que o aleitamento materno chega a salvar vidas, além de proteger mais o bebê contra doenças; ajudar a mulher a ter leite mais rapidamente, e auxiliar nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia.

O leite materno é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que o bebê precisa para seu crescimento e desenvolvimento, razão pela qual não deve ser substituído. A amamentação também garante ao bebê proteção contra infecções, alergias e outras doenças.

A mãe é beneficiada com menos chances de desenvolver anemia, câncer de mama e diabetes, pela diminuição do sangramento pós-parto. O ato de amamentar ainda contribui para que a mãe perca mais rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez, bem como o ato de sugar é importante para o desenvolvimento da face, da dentição e da fala da criança e para a sua respiração. E, além de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.

O apoio do pai, bem como de toda a família, dos vizinhos, dos amigos, dos profissionais de saúde e dos colegas de trabalho à mulher que amamenta é fundamental para garantir o aleitamento exclusivo (sem água, chá ou suco) nos seis primeiros meses de vida do bebê, complementado gradualmente com outros alimentos saudáveis até os dois anos ou mais.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/215123/visualizar/