Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 23 de Julho de 2007 às 14:57

    Imprimir


"Das festas do ano, a festa junina é a que eu mais gosto porque tem uma dança agitada." A fala da pequena Liana Carolina, de 10 anos, traduz toda a alegria das crianças que participaram da tradicional festa julina promovida pela Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACC-MT), que aconteceu no último sábado (21) na igreja de São Pedro, no bairro Alvorada.

Liana foi a noiva da quadrilha infantil, que movimentou os pequenos durante a programação da festa. Além da dança, muita comida típica e brincadeiras animaram as dezenas de participantes. Pais, parentes, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais ligados à AACC-MT, ao Hospital do Câncer e à Santa Casa também compareceram e aprovaram a atividade que, além de divertida, contribui muito para a recuperação dos que estão em tratamento contra o câncer. É o que comprova a psicóloga Emília Seiko Taki, que acompanha os pacientes do Hospital do Câncer. "Uma festa como esta é fundamental. É bom que, apesar da doença, a criança tenha uma vida o mais próxima possível do normal. Está comprovado que as crianças que ficam isoladas, que não têm vida social, têm uma recuperação mais lenta", explicou ela. "A AACC-MT é como uma casa para essas crianças."

O estudante André Luis Dallagnol, que acompanhava familiares na festa, também apontou as características positivas da festa. "Traz alegria, apesar de todo o sofrimento pelo qual estas crianças e adolescentes passam no dia-a-dia", opinou ele.

A festa, que começou por volta das 15 horas, seguiu noite adentro. Também houve quadrilha de adultos, formada por voluntários e funcionários da AACC-MT. A animação ficou por conta da banda Forró Trânsito Livre, que participa de forma voluntária. "Fazemos isso com amor no coração. Para nós é uma honra muito grande estar aqui", comentou o integrante da banda, Juninho Goiano. O grupo, que tem uma agenda lotada, não deixa de comparecer à festa. "Largamos família, tudo, para estar aqui. É uma emoção muito grande", completa Juninho.

Parentes de crianças atendidas pela AACC-MT compareceram em peso. Uma delas foi a mãe do paciente Robson, de 19 anos, curado de leucemia. "Isso tudo só foi possível por causa da AACC-MT. Sem ela não sei o que seria de nós", comenta a dona de casa Maria Gorete dos Santos.

Local – A presença maciça da comunidade é uma prova de confiança e respeito, garante a diretora da Instituição Otília Fernandes Alencastro. "Fazemos festa fora da AACC-MT para que as crianças do Hospital do Câncer e Santa Casa também possam participar. Essa grande participação mostra que a comunidade está acreditando e confiando no trabalho da AACC-MT", disse ela.

Para a nutricionista e voluntária Ekaterina Houklef Neta, a principal função de atividades como a festa julina é a integração entre crianças, familiares, voluntários, funcionários e Diretoria da AACC-MT. Responsável pelo cardápio, ela garante que só foram escolhidos produtos naturais, garantindo a satisfação das vontades das crianças. "Essas crianças convivem com cotidiano muito duro, cheio de proibições. Em um ambiente como este ela reforça sua auto-estima, se sente útil, sente que pode contribuir para um mundo melhor."

O pequeno Afonso Henrique, de 11 anos, de Rondonópolis, aprovou a festa. "É muito bom as crianças se divertirem porque elas se distraem. Gosto muito da AACC-MT."

Já Letícia Ribeiro da Silva, de 13 anos, moradora de Cuiabá, que também recebe os serviços da AACC-MT e faz tratamento há cinco anos, resume em uma frase o carinho que sente pela instituição: "Elas me tratam bem, com muito carinho."

A festa julina da AACC-MT acontece desde o surgimento da instituição, há 8 anos. O evento contou com a colaboração dos seguintes parceiros: Pantanal Energia, Buffet Spikula, empresa Brincarte, M.A. Comércio e Serviços, Panificadoras Monalisa e Kajamar, Fórmula Distribuidora Zaeli, Emílio Som, Grupo Gansos Selvagens, Mika Alimentos e Felice Festas. Também colaboraram o vereador Permínio Pinto, Laura Barbosa, Máximo Pereira, Ana Maria, Maria e Edson, Amigos da Celeste (Diretora Pedagógica AACC-MT), Amigos da Ingrit (Assistente Social AACC-MT), José Magalhães, Alini Franzoline, Juliane, Sebastião Pimenta, Wilton Seixas, Dra. Gisela Goy e outras dezenas de voluntários.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/215305/visualizar/