Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 13 de Julho de 2007 às 14:59
Por: Angela Fogaça

    Imprimir


Deve ser finalizada nos próximo dias, em Nova Mutum, a colheita da safra de girassol. De acordo com a Empaer - Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, foram plantados cerca de 2 mil hectares neste ano, 500 a menos do que o estimado no início do ano, devido há algumas dificuldades enfrentadas pelo produtor, durante a colheita da soja.

A estimativa é colher 1.200 quilos por hectare, com uma produção de aproximadamente 2,4 mil toneladas. Mesmo ficando abaixo do esperado, o plantio de girassol cresceu cerca de 570% em relação à safra anterior, quando foram cultivados apenas 300 hectares. A produção será direcionada para fabricação de óleo combustível.

Saiba mais sobre a cultura: A girassol é uma oleaginosa que apresenta características agronômicas importantes, como maior resistência à seca, ao frio e ao calor que a maioria das espécies normalmente cultivadas no Brasil. Apresenta ampla adaptabilidade às diferentes condições edafoclimáticas e seu rendimento é pouco influenciado pela latitude, pela altitude e pelo fotoperíodo. Graças a essas características, apresenta-se como uma opção nos sistemas de rotação e sucessão de culturas nas regiões produtoras de grãos.

A colheita deve ser iniciada quando a umidade dos aquênios estiver entre 14% a 16%. Nos cultivares precoces e tardios, ocorre ao redor de 90 a 130 dias, respectivamente, após a emergência das plantas, dependendo das condições climáticas da região. Nessa fase, as folhas estão totalmente secas e o caule e o capítulo apresentam coloração castanho escura a marrom.

A colheita antecipada, com maior teor de umidade, compromete a qualidade do produto, pela maior dificuldade de limpeza e aumento da quebra de grãos, que pode atingir a 25% a 30%. Além disso, deve-se considerar os custos e os cuidados adicionais com a secagem do produto.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/216780/visualizar/