<b>CPI aponta pilotos americanos como responsáveis pelo acidente da Gol</b>
O relator da CPI, deputado Marco Maia (PT-RS), foi quem adiantou as informações que serão apresentadas em reunião da comissão. Neste momento, ele lê seu relatório em reunião da CPI.
O relator, no entanto, separou a responsabilidade de cada um. Os pilotos Jan Paladino e Joseph Lepore são apontados como os causadores do acidente por conta do desligamento do transponder do Legacy. Maia não explicou que resta apenas tipificar o crime cometido pelos pilotos.
Os dois pilotos foram incluídos no relatório na tipificação criminal de "dolo eventual". Maia explicou: "é como se eles estivessem numa estrada cujo limite de velocidade é 80 quilômetros andando num carro a 130 quilômetros por hora. Eles não querem causar nenhum mal a ninguém, mas sabem que agindo de maneira imprudente eles podem causar."
Ele reafirmou que as investigações demonstram que a maior reponsabilidade pelo acidente foi dos pilotos americanos. Maia argumenta que não há como provar que o transponder do Legacy foi desligado involuntariamente durante o vôo, mas afirma que, mesmo nessa hípotese, a responsabilidade dos pilotos é checar permanentemente os equipamentos de segurança, principalmente em casos de falha de comunicação com centros de controle aéreo. O relator ainda lembra que os pilotos optaram por um rota de contramão.
O relator lamentou não ter ouvido os pilotos, mas destacou que o fato de o transponder ter sido desligado é uma causa inquestionável do acidente. Ele lembrou que todo piloto sabe que o funcionamento do equipamento é obrigatório durante o vôo. Maia ainda lembrou que a degravação da caixa preta do jato Legacy demonstrou que os pilotos também desconheciam as regras do espaço aéreo brasileiro.
Controladores
No caso dos controladores, Maia afirmou que não concorda com a tese de crime doloso (intencional), mas vai responsabilizar os profissionais que atuavam no dia do acidente, pois eles falharam no repasse de informações e no controle do espaço aéreo.
O relatório vai pedir o indiciamento por homicídio culposo (sem intenção). Ele ainda não divulgou o nome dos controladores que CPI pedirá o indiciamento.
A defesa dos controladores rejeita essa tese e aponta como o responsável pelo acidente falha nos equipamentos tanto do jatinho quanto do controle aéreo.
A reconstituição do choque do Boeing da Gol com o Legacy realizada pela Aeronáutica mostra que os controladores estavam dispersos na hora do acidente e descarta sobrecarrega pelo trabalho.
Próximos passos
Maia disse que, durante o recesso parlamentar, vai analisar a documentação recebida pela CPI e, a partir desses dados, agendar as próximas audiências da comissão. Esta segundo etapa, segundo ele, deve se concentrar no sistema de controle do espaço aéreo, na infra-estrutrua aeroportuária e no novo marco regulatório para o setor de aviação civil.
Mais informações em instantes
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