Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 11 de Julho de 2007 às 12:07
Por: Angela Fogaça

    Imprimir


Os sojicultores do Nortão, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, já se preparam para mais uma safra. Para auxiliar nesse processo, a Fundação Mato Grosso de Pesquisas vai promover um ciclo de palestras nos principais municípios produtores do Estado, para debater as perspectivas da agricultura, genética e melhoramento, monitoramento da adubação, entre outros temas. Na região Norte, os encontros serão em Lucas do Rio Verde, no dia 31 de julho; Nova Mutum e Sorriso, no dia 02 de agosto e Sinop, no dia 03 de agosto.

Serão enfatizados os programas de melhoramento genético de soja para produtividade, qualidade (proteína, óleo e isoflavonas), e resistência genética a doenças, pragas e nematóides. Os trabalhos de pesquisa na agricultura tem contribuído para aumentar a produtividade das cultivares e também para baratear o preço dos alimentos. A soja, um dos objetos de estudo da fundação, teve aumento de produtividade de 31% e queda de preço de 30%. O melhoramento genético é responsável por 24% para os ganhos de eficiência.

O trabalho minucioso da instituição nas lavouras permite informar aos produtores quanto o controle de doenças e pragas da soja, nutrição e adubação, tratamento de sementes, integração lavoura-pecuária, gestão ambiental, sustentabilidade da agricultura, condições ideais de plantio das variedades. O desenvolvimento de novas tecnologias para a sojicultura possibilita ao produtor ganho na questão operacional, no controle de plantas daninhas, conseqüentemente melhoria da produtividade da lavoura.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/217205/visualizar/