Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 03 de Julho de 2007 às 17:25
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


O Plano Nacional de Qualificação (PNQ) encerra suas atividades do exercício de 2006 qualificando 2.180 trabalhadores, em 42 municípios de Mato Grosso. Mesmo desencadeadas no ano passado, algumas ações só foram executadas em 2007, como os cursos de informática básica, auxiliar de escritório e atendimento ao público com ênfase em informática. Só através desses treinamentos, 78 pessoas foram capacitadas em Cuiabá, atendendo a comunidade dos bairros do CPA e Pedra 90.

O PNQ nada mais é do que um programa do Governo Federal, desenvolvido no Estado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). Trata-se de um conjunto articulado de diretrizes, procedimentos e ações de qualificação social e profissional, aliados às ações de elevação de escolaridade, de intermediação de mão-de-obra e de geração de emprego e renda.

A prioridade do plano é o atendimento a pessoas em situação de risco social, além da intermediação de mão-de-obra a trabalhadores desempregados, já inscritos no Sistema Nacional de Emprego (Sine).

“Os cursos mais solicitados em 2006 foram nas áreas de atendimento ao público, escritório e vendas”, enfatizou o chefe do Núcleo de Qualificação da Setecs, Armando Albernaz de Albuquerque Neto.

Neste momento, o Governo do Estado já está em fase de contratação das executoras que irão desenvolver os cursos do PNQ para o exercício de 2007. Cinco executoras candidatas estão no processo de seleção.

Os cursos que integram o PNQ são selecionados pelo Conselho Estadual do Trabalho, que é o órgão deliberativo vinculado à Setecs. Para a escolha das capacitações ofertadas e municípios beneficiados, a secretaria usa critérios como o Índice de Desenvolvimento do Município (IDH), crescimento econômico, população economicamente ativa e demanda do mercado de trabalho por determinada função profissional. “As demandas para este ano já foram aprovadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através do Conselho Estadual”, lembrou Armando Albernaz.

CONFIRA OS NÚMEROS

2003 Total de qualificados: 981 pessoas, sendo 340 índios Municípios atendidos: 29

2004 Total de qualificados: 1.907 pessoas Municípios atendidos: 43

2005 Total de qualificados: 1.907 pessoas Municípios atendidos: 34

2006 Total de qualificados: 2.180 pessoas Municípios atendidos: 42





Fonte: Assessoria/Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/218607/visualizar/