Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 29 de Junho de 2007 às 12:33

    Imprimir


Em doze meses de atuação o Programa Sentinela que hoje é o Centro de Referência Especial de Assistência Social (Creas) atendeu 213 casos de violência doméstica. Deste total 27 são casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, sendo que 11 foram praticado contra meninas e 16 com meninos. A informação é da coordenadora e pedagoga do programa, Vandrea Maria Garrido.

Vandrea explica que em 80% destes casos o agressor está dentro de casa. “O abuso sexual na maioria das vezes é praticado pelo pai, padrasto, tio e até mesmo por vizinhos”, informa Vandrea, frisando que todos os denunciados através do Sentinela estão presos.

De acordo com Vandrea, o Programa Sentinela tem como principal objetivo atender crianças, adolescentes e famílias que sofrerem qualquer tipo de violência doméstica.

O programa foi implantado no município em setembro de 2005, mas somente em 2006 começou a prestar os atendimentos. O Sentinela é um programa do Governo Federal vinculado à Prefeitura Municipal e do Governo do Estado.

Vandrea fala que o programa conta com uma equipe multiprofissional composta de uma pedagoga, assistente social, uma psicóloga e agora com uma terapeuta. “Estaremos a disposição para qualquer situação de violência doméstica”, comenta a coordenadora, destacando ainda que quando uma criança chega a sofrer o abuso sexual, ela recebe todo o acompanhamento necessário.

A meta do Sentinela é atender a 90 casos por mês, explica a coordenadora que frisa ainda que sempre o dobro de casos são atendidos. Vandrea esclarece que a equipe se reúne semanalmente para analisar quais e quantos casos foram notificados, com o intuito de que sejam tomadas as providências.

Como o trabalho do sentinela funciona através de parcerias, Vandrea diz que qualquer caso de violência doméstica poderá ser denunciado anonimamente.

ONDE DENUNCIAR - Conselho Tutelar (3326-5551), Creas (3325-0473), Polícia Militar (190).





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219337/visualizar/