Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 23 de Junho de 2007 às 11:46
Por: Clênia Goretth

    Imprimir


Os resultados alcançados e a forma como o Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) atua foram destacados nesta sexta-feira (22.06), em uma palestra proferida pelo presidente do órgão, Luiz Fernando Caldart, a alunos do curso de Especialização de Agentes de Inovação e Difusão Tecnológica, no Sebrae.

A apresentação integrou as atividades do Seminário sobre o Sistema de Ciência e Tecnologia no Estado de Mato Grosso, coordenado pelo professor doutor Adnauer Tarquínio Daltro.

Durante a palestra, Caldart apresentou um breve histórico sobre a educação profissional no Estado, ressaltando a importância de Mato Grosso ter recursos garantidos constitucionalmente para o setor, por meio do Fundo Estadual de Educação Profissional e Tecnológica.

“Mato Grosso é o único estado da Federação que tem recursos garantidos através de Emenda Constitucional para a execução da política de Educação Profissional e Tecnológica Pública (FEEP)”, destacou.

Segundo ele, a média anual de repasses efetuados ao Ceprotec, por meio do FEEP, tem girado em torno de R$ 10,5 milhões. “Os recursos são destinados para manutenção e realização de investimentos nas seis unidades de ensino e para a Unidade Central”, disse.

De acordo com Caldart, o Ceprotec realizou, de 2004 a 2006, 19.174 atendimentos entre cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, de Formação Inicial e Continuada e seminários. Para 2007, a instituição trabalha com uma meta de 7.190 atendimentos.

“Além dos cursos que oferecemos nas unidades de ensino, nós desenvolvemos vários projetos de qualificação em parceria com instituições públicas e privadas”, informou.

Entre os projetos apontados por ele estiveram o Rede Cidadã (parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Escola de Governo), Baixada Cuiabana (parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social), Estrada Digital (parceria com o Senai), Educação à Distância, Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio ( parceria com a Secretaria de Estado de Educação) e Educação Profissional no Campo.

“No final de 2006, nós já havíamos realizado 179 parcerias entre iniciativa pública e privada. Algumas parcerias com a iniciativa privada, como a que foi realizada com a Sadia e frigorífico Marfrig, garantiram, além da qualificação, a contratação dos alunos que concluíram os cursos com êxito”, acrescentou.

O Ceprotec, segundo ele, mantém uma parceria constante com a Setecs com objetivo de garantir que os alunos sejam cadastrados no Sine para intermediação e colocação no mercado de trabalho.

Em relação à estrutura de pessoal do órgão, o presidente destacou que 81% dos servidores estão na área fim e 19% na área meio. Atualmente, o Ceprotec conta com 223 servidores.





Fonte: Assessoria/Ceprotec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220199/visualizar/