Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 22 de Junho de 2007 às 16:25
Por: Laura Petraglia

    Imprimir


Resgate à cidadania e integração social, por meio de um programa de habitação administrado com responsabilidade pelo Governo do Estado. Assim definiu a secretária de Ação Social de Santo Antônio do Leverger , Nalzira Ribeiro ao secretário de Infra-Estrutura, Vilceu Marcheti durante entrega de 30 casas populares do programa Meu Lar no município. As casas foram inauguradas nesta quinta-feira (21) e integram o sub-programa Bolsa Material de Construção (BMC), construídas nas comunidades de Baía São João e Lambari.

“Somos muito gratos Governo do Estado que durante o 3º Estradeiro ao passar por aqui viram uma casa de pau-a-pique, coberta de palha, com uma faixa na porta pedindo para que olhasse pela comunidade, e ele realmente olhou. Ao visitar a região eles se sensibilizaram com a situação de moradia das pessoas daquelas localidades e hoje estamos aqui, concretizando um sonho”, disse a secretária.

São histórias como a da professora, Lúcia Conceição Figueiredo Leite, de 45 anos, que emocionada, diz que irá se mudar neste final de semana do rancho “caindo aos pedaços” e coberto de palha onde ainda mora, para sua casa nova. “Lá no rancho não tem água encanada, não tem luz e quando chove, molha tudo que tem dentro de casa. Para minha família tudo parece um sonho, já que nunca na vida pensei que algum governante, fosse um dia olhar por nós”, diz ela ao ressaltar que agora ficará menos preocupada com o perigo de bichos que viviam entrando na casa dela.

O Governo aplicou R$ 187,5 mil na construção das casas e ainda inaugurou no município 1.200 metros de rede de água e os 90 quilômetros de restauração de estrada na MT-270, que liga o distrito de Mimoso à ponte do Rio São Lourenço. Na seqüência o secretário, Vilceu Marcheti, na oportunidade representou o governador Blairo Maggi entregou as chaves aos contemplados pelas casas.

O prefeito de Santo Antônio do Leverver, Faustino Dias, agradeceu a atenção que o Estado tem dado ao Município e entregou a Marcheti o título de Cidadão Pantaneiro.

“Ninguém faz nada sozinho e ter uma boa equipe é essencial para que as coisas andem conforme o planejado e na Sinfra tenho essas pessoas ao meu lado”, agradeceu o secretário ao receber o título.

BMC

As casas desta modalidade de construção (BMC) são construídas sobre terrenos já escriturados de proprietários carentes e que, em geral moram em edificação precárias de adobe, tábuas ou mesmo sapé.

Fethab

O Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) foi criado pela lei 7882 de 30/12/02, com o objetivo de financiar o planejamento, execução, acompanhamento, bem como a avaliação dos serviços nos setores de transporte e habitação em todo o Estado de Mato Grosso.

O imposto é cobrado sobre o valor do óleo diesel, frete, produção agrícola e pecuária mato-grossense. Do valor arrecadado, 30% vai para a construção de casas populares e 70% para obras nas rodovias estaduais.




Fonte: Sinfra-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220291/visualizar/