Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Sexta - 22 de Junho de 2007 às 15:41

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) incinerou 340 quilos de drogas na manhã desta sexta-feira (22/06), na Rodovia Mario Andreaza, em Várzea Grande. Do total de entorpecentes incinerados, 30 quilos eram de cocaína e 310 de maconha.

As drogas são frutos de apreensões feitas pela Polícias Civil e Militar na grande Cuiabá durante os últimos meses. A incineração é uma das atividades que fazem parte das atividades da “VI Semana Estadual de Prevenção às Drogas” e “IX Semana Nacional Antidrogas”.

O objetivo dos dois eventos, realizados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, o Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen) e demais Secretarias do Governo, é promover a prevenção quanto ao uso de drogas lícitas e ilícitas através de atividades que mobilizem a sociedade. Para tanto foram envolvidas, nessas atividades, empresas privadas e associações organizadas. Como um exemplo de participação das empresas privadas nas atividades da semana, a Cerâmica Apoio Ltda cedeu seus fornos para a incineração das drogas.

O secretário-adjunto de Administração Sistêmica da Secretaria de Saúde, Carlos Alberto Capistrano de Pinho, que representou o secretário Augustinho Moro no ato, disse que essa é a última vez que a Secretaria de Saúde participa de um incineração de drogas no Estado, por imposição de Lei.

“Participamos até aqui porque a Lei 6.368/76, em seu artigo 40, diz que as drogas apreendidas pelo Estado que serão incineradas devem, antes, ser disponibilizadas à Secretaria de Estado de Saúde para que o órgão verifique se existe, no lote a ser queimado, algum tipo de droga que possa ser aproveitada para uso medicinal e possa ser aproveitada pela Saúde. Como isto não se deu nós viemos acompanhar a queima. Esse lote é o último sob essa Lei que, agora, foi alterada. A partir da incineração do próximo lote a presença da Secretaria de Estado de Saúde não mais será exigida, por Lei”, explicou Capistrano.

A juíza Maria Cristina de Oliveira, da 9ª Vara Criminal, que representou o Poder Juciário no ato, disse que o lote é um dos antigos lotes de drogas que estavam no depósito da Polícia Civil e que só pôde ser incinerado após o Tribunal de Justiça julgar todos os envolvidos na apreensão. Ela informou que as droga veio de apreensões feitas aqui mesmo, em Cuiabá, por parte de usuários. Há alguns dias atrás foi realizada a incineração de 280 quilos de drogas.

As drogas foram levadas até ao forno de uma cerâmica localizada na Rodovia Mario Andreaza por escoltada por policiais do Comando de Operações Especializadas (COE) e do Grupo Anti-sequestros da Polícia Civil. O ato de incineração contou, além do secretário Carlos Capistrano, da Secretaria de Estado de Saúde, com as presenças da juíza Maria Cristina de Oliveira Simões, representando o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, e Lucila Spadoni Paes de Barros, representando a Agencia Nacional de Saúde, de Mato Grosso.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220304/visualizar/