Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Junho de 2007 às 18:24

    Imprimir


Domar cavalos através de um método totalmente suave, sem o uso da violência. É este o princípio da doma racional, técnica inovadora de amansar esses animais e que vem sendo instituída em Mato Grosso desde o ano passado. Através do projeto Parceria Rural – Pecuária, a Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) desenvolve gratuitamente o curso e ensina o trabalhador rural a lidar com cavalos, adquirindo resultados positivos no desempenho das atividades no campo.

Nesta terça-feira (19.06) o curso de doma racional encerra suas atividades em Colíder, qualificando 23 trabalhadores. O treinamento iniciou na cidade no dia 16 de junho, na fazenda Rio Parado. Durante este período, os participantes aprenderam várias formas de transformar cavalos e burros agitados em animais dóceis e tranqüilos. Instrumentos como cordas, lonas e freios são utilizados neste tipo de doma.

Todo treinamento é ministrado pelo renomado instrutor Francisco Almir Bezerra (Mimi), domador conhecido nacionalmente e internacionalmente por suas técnicas inovadoras. Esta é segunda vez que o profissional acompanha o Governo do Estado em cursos de doma racional. No ano passado, foram oito treinamentos realizados em Mato Grosso, qualificando 153 trabalhadores.

“A doma racional trabalha, antes de mais nada, com a mente do homem. Este precisa mudar seus conceitos, ficando ciente dos prejuízos que a doma violenta pode causar. A partir do momento em que ele se dispõe a mudar suas técnicas, o treinamento tem resultados positivos. O vaqueiro aprende então a compreender o animal, seus medos e anseios. Com paciência e cuidado, os cavalos tornam-se amáveis e passam a confiar no amansador”, explicou Mimi.

A nova técnica veio para substituir métodos antigos, que usavam da violência. “Fui domador de cavalos e batia muito nos animais para eles ficarem mansos. Não deixo de admitir que isto trazia prejuízos, já que os cavalos ficavam estressados e machucados. Infelizmente não existia outra forma de fazer este trabalho. Estou encantado com a doma racional, que vem mudando a realidade das propriedades rurais”, contou o agricultor e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colíder, José Ferreira Silva.

O aluno, Reginaldo Pereira Nascimento, 38 anos, conta que conheceu a doma racional durante a feira agropecuária que teve no município. De lá pra cá, sempre almejou aprender a técnica. “Conheço a fama e o profissionalismo do Mimi, e tinha muita vontade de participar de um curso ministrado por ele. Este tipo de doma não causa traumas para o animal. Cavalos bravos ficam mansos em pouco tempo, permitindo a montaria até mesmo de crianças”, disse.

Depois de participar do curso de vaqueiro, também desenvolvido pelo projeto Parceria Rural – Pecuária, o aluno Ageu Thomaz agradece agora aos ensinamentos do treinamento de doma. “Sempre fui contra bater nos animais para amansá-los, mas infelizmente não existia outra maneira. Achei incríveis as técnicas utilizadas atualmente. Com certeza os dois cursos, de vaqueiro e doma racional, me ajudarão muito no trabalho do dia-a-dia, evitando prejuízos para a fazenda”, falou.

O curso de doma racional já atendeu este ano às cidades de Matupá, Alta Floresta, Nova Canaã e Colíder, qualificando 87 trabalhadores. “Ainda serão realizados em 2007 outros 11 cursos de doma”, lembrou o coordenador do projeto, José de Abreu.

Conselho do Trabalho – Somente podem ser beneficiados com cursos de qualificação profissional as localidades que possuem o Conselho Municipal do Trabalho criado e homologado. O conselho de Colíder foi homologado em 2005 e, desde então, mais de 400 pessoas foram capacitadas através de cursos realizados pelo Estado.

“Só temos a agradecer a esta parceria do Governo do Estado, que tem atendido nossa demanda de qualificação de mão-de-obra. Hoje temos profissionais capacitados, prontos para ingressar no mercado de trabalho”, destacou o secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda do município, Lourenço Aparecido Marani.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220846/visualizar/