Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 14 de Junho de 2007 às 09:03
Por: José Ribamar Trindade

    Imprimir


O funcionário de carreira do Sistema Prisional de Mato Grosso, Raymundo Manuel Macedo de Vasconcellos Dias, é o novo diretor da Penitenciária da Mata Grande, em Rondonópolis (Sul, a 220 km de Cuiabá). Raymundo Dias, que também é advogado e integra uma das comissões da Ordem do Advogado do Brasil (OAB-MT), é especialista em gestões pública.

O novo diretor assume em substituição a Afonso Henrique Nunes Garcia, exonerado na tarde de ontem após a maior fuga na história dos presídios de Mato Grosso – a segunda aconteceu em dezembro de 1996 das dependências do então Presídio do Carumbé, em Cuiabá -, da Penitenciária da Mata Grande, onde exercia a função desde dezembro de 2005. Todos os três líderes de equipes de agentes prisionais, não foram exonerados, mas foram substituídos.

O delegado João de Moraes Pessoa Filho, titular da Delegacia Regional de Rondonópolis vai presidir um inquérito policial para investigar se houve ou não facilitação na fuga dos 59 presos, todos traficantes, que fugiram por um túnel na madrugada de ontem.

A FUGA

Confirmado. A Polícia Militar confirmou que 59 presos fugiram da Penitenciária da Mata Grande, em Rondonópolis. Os presos que fugiram estavam no Raio-1 – a maioria traficantes, mas através de um cubículo isolado que dava acesso a mais dez celas especiais, também isoladas por medida de segurança, os presos passavam para o Raio-1, onde aconteceu a escavação do túnel. Ninguém viu nada durante os mais de 15 dias de escavações do túnel.

O túnel, segundo o comandante de Rondonópolis, pode ter sido escavado em tempo recorde. Ou seja, em menos de três semanas. O buraco aberto no Raio1 com acesso à rua, tinha 33 metros de comprimento por um e metro e 70 centímetros de Altura.

Mais de dez metros cúbicos de areia foram retirados do local, o suficiente para encher dois caminhões. A terra era retirada do local, possivelmente durante à noite, escondida nos cubículos isolados.

RECAPTURADOS

Cinco presos foram recapturados até o momento - atualizada às 15h33 - pela Polícia Militar. Um dos fugitivos, segundo o coronel Pedro Sidney, já estava de posse de uma arma e prestes de realizar um assalto.

NÃO FUGIU

Alguém imaginou que o traficante Sidnon Simon de Lima havia fugido, mas ele nem lá estava. Segundo informações de funcionários da Mata Grande informaram na tarde de ontem, Sidnon a não consta na lista dos presos foragidos, mas ainda não havia sido localizado dentro da penitenciária.

Depois veio a realidade: o traficante não era preso da Mata Grande. Sidnon, segundo confirmou o Siste Prisional de Mato Grosso, está preso na Penitenciária de Pascoal Ramos, em Cuiabá.

AS PROVIDÊNCIAS

1 - Reiteração da solicitação, em caráter de urgência, da convocação dos 64 aprovados no último concurso público para agentes prisionais; 2 - Abertura dos inquéritos policiais necessários; 3 - Ampliação do efetivo da Polícia Militar através da criação de um Grupo Tático de Contenção, que a exemplo do presídio Pascoal Ramos e do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), atua 24 horas dentro da carceragem; 4 - Reforma de três raios da unidade de Mata Grande; 5 - Agilização do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Ministério Público e Procuradoria Geral do Estado para que possa ser autorizada a contratação temporária de novos agentes prisionais até a realização de novo concurso público.

BUSCAS

Participam das buscas aos fugitivos, policiais civis e militares, do Grupo de Operações Especiais (GOE), do Batalhão de Operações Especializadas (BOPE), das delegacias Regional de Rondonópolis e das cidades vizinha. O helicóptero da PM também está auxiliando nas buscas. Todas as estradas que possibilitam a saída do município já estão fechadas desde ontem, e sendo controladas.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221788/visualizar/