Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 08 de Junho de 2007 às 09:24

    Imprimir


O último caso da doença no Brasil foi registrado em 1989, e desde aquela época, nunca mais se ouviu comentários de manifestações em todo o território nacional. Conhecida como uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus, a poliomelite é mais comum em crianças e é popularmente conhecida como paralisia infantil. Isto porque paralisa parte do sistema motor da criança e não tem cura, apenas prevenção. Por isso o Ministério da Saúde, em parceria com todas as secretarias de Saúde estaduais e municipais, estará realizando entre os dias 11 a 16 de junho em todo o país a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite de 2007. A meta nacional para este ano é imunizar cerca de 16,3 milhões de crianças menores de cinco anos, o que corresponde a 95% da população do país nesta faixa etária.

Em Tangará da Serra a meta é que 7.348 crianças de zero a seis anos recebam as gotinhas via oral da vacina nas duas fases. A segunda etapa, está prevista para 25 de agosto.

LOCAIS DE VACINAÇÃO - Segundo a coordenadora da Saúde Coletiva Juliana Marques, está sendo montada toda uma estrutura para que nenhuma criança fique sem receber a vacina, que é gratuita, em todo o país. “Esperamos atingir 100% de crianças vacinadas este ano e para que isto seja possível, durante toda a próxima semana, os pais poderão levar seus filhos no Posto Central e nas Unidades de Saúde da Família nos bairros mais próximos de suas casas. No sábado dia 16, todos os postos, inclusive os de Progresso e São Joaquim, estarão atendendo o dia todo, das 8h da manhã até as 17h”, explicou a coordenadora. Ao todo são 16 locais da vacinação.

Além da vacina contra a pólio, também estarão disponíveis nos postos de saúde outras vacinas do calendário nacional, como a tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e meningite), tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), hepatite B e rotavirus.

Finalizando, a coordenadora também frisou sobre a importância do cartão de vacinação da criança. “É no cartão de vacinação que são registradas todas as vacinas que foram aplicadas durante toda a vida”, explicou Juliana Marques, enfatizando que nas viagens inter estaduais e na entrevista de emprego, na maioria dos casos, é necessário apresentar o cartão de vacinação.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222949/visualizar/