Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 06 de Junho de 2007 às 18:26

    Imprimir


Em função do aumento das vendas de preservativos, roupas do vestuário feminino e masculino, e, artigos de pelúcia, no período que antecede o dia 12 de junho, os técnicos do setor de Qualidade do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado (Imeq) realizam durante os dias 11 e 12 deste mês a “Operação Dia dos Namorados”, onde serão verificados os produtos comercializados em Cuiabá e Várzea Grande.

De acordo com a gerente de Qualidade do Imeq, Elaine Barros Prado, responsável pela vistoria, a Operação é realizada em todo o território nacional neste mesmo período por todos os órgãos delegados do Inmetro. "O objetivo é notificar e quando necessário apreender os produtos irregulares encontrados no mercado”, explicou.

A gerente alerta que antes de adquirir o preservativo, o consumidor deve tomar alguns cuidados importantes, como verificar se a embalagem está com algum tipo de alteração (rasgada, arranhada, amassada) e ler atentamente as informações contidas na embalagem ou nas instruções de uso, onde deve estar a marca do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e do órgão responsável pela certificação do produto, bem como a data de validade. Esses cuidados visa facilitar a observação da preservação e integridade do produto e a segurança de quem o utiliza.

Os preservativos masculinos podem ser apresentados de duas maneiras: em caixas individuais e em embalagens chamadas “de consumo”, que podem conter de três a 12 unidades. Nessas embalagens deve estar escrito “Não Fracionar” e constar, entre outras informações, o nome e a marca do produto, o selo do Inmetro e do organismo certificador, a característica do produto (liso, anatômico, texturizado), a quantidade, a origem com nome e endereço do fabricante, o número do lote, a data de fabricação, a data de validade ou vencimento. Os preservativos irregulares são apreendidos pelo Imeq e posteriormente destruídos.

Nos produtos têxteis, a verificação feita pelos técnicos do Imeq consiste na constatação da existência de etiqueta indicando a composição do tecido, se o tecido tem somente fibras naturais ou se há também fibras sintéticas e qual a proporção de cada. Além disso, são obrigatórios constar da etiqueta o nome ou razão social do fabricante, CNPJ, tamanho, instruções para conservação e limpeza, e o país de origem. De acordo com a Norma do Inmetro, os artigos de pelúcia são considerados brinquedos, devendo ostentar a marca de conformidade do Inmetro, que comprova que o produto passou por análises laboratoriais antes de ser comercializado, e ainda é verificado se nos produtos cortantes consta a idade recomendável para o uso, e se o mesmo é tóxico.





Fonte: Imeq-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223173/visualizar/