Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 06 de Junho de 2007 às 17:34

    Imprimir


Os índios da tribo Enawenê Nawê exigem ampliação de suas terras, uma área já demarcada. A pretensão é incluir a região que ficou fora da homologação oficial - a micro-bacia do Rio Preto, local considerado sagrado para a tribo. O grande problema está no fato da área com 170 mil hectares, localizada a Noroeste do estado, também ser disputada por fazendeiros. A situação fundiária é uma incógnita há pelo menos 15 anos.

Como forma de reivindicação, os indíos ocuparam no último dia 02, uma ponte sobre o Rio Juruena, entre os municípios de Brasnorte e Juína. Segundo o cientista social e indigenista, Edson Rodrigues, até agora o governo federal não tomou nenhuma ação que pudesse organizar a demarcação da área. No dia primeiro, o presidente da Funai, Márcio Meira, anunciou que a questão "estava sendo resolvida", mas não explicou como e, nem quando. Meira indagou emseguida, que muitos detalhes precisam ser debatidos.

Os Enawenê Nawê afirmam ser uma área sagrada com importância fundamental para a reprodução social e cultural da sociedade indígena. A etnia Nawê teve contato recente com a sociedade não-índia e ainda tem poucos integrantes que falam e entendem a língua portuguesa. (Com Agência Estado)





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223199/visualizar/