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Funcionários do Procon de Campo Novo do Parecis passam por capacitação
Durante esta semana, as Gerentes de Suporte Técnico, Gisela Simona Viana de Souza, e do Conselho Recursal do Procon Estadual, Priscila Garcia Moreira, aplicam a segunda fase do treinamento de capacitação do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor – Sindec – para os funcionários da sede municipal do órgão em Campo Novo do Parecis (396 km ao Noroeste de Cuiabá). O objetivo do treinamento é regularizar a baixa dos processos no Sindec antes da publicação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas.
Ocorre que O Sindec é um sistema informatizado que reúne em rede as bases de dados usadas pelos Procons do Brasil. Diferentemente dos registros que já vinham sendo disponibilizados no site do Sindec (www.mj.gov.br/dpdc/sindec), o Cadastro de Reclamações Fundamentadas traz informações pontuais sobre a conduta das empresas frente ao consumidor, ou seja, se as reclamações são ou não resolvidas por elas. Assim, a publicação do cadastro, uma nova etapa do Sindec, ajuda o consumidor a conhecer qual fornecedor é o mais reclamado e qual seu percentual de resolução dos conflitos, podendo decidir pelo melhor antes de efetuar uma compra.
O órgão, já informatizado, foi inaugurado em Campo Novo do Parecis em dezembro do último ano. Após alguns meses de experiência no manuseio do Sistema, os funcionários precisam ser treinados a classificar e baixar corretamente os processos abertos. “Existem, hoje, 177 cartas de Inquérito Preliminar [CIPs] e mais 59 processos abertos no Procon de Campo Novo dos Parecis. Depois de classificá-los, precisamos fazer decisões administrativas aos processos e verificar em quais cabe ou não sanções”, explicou a gerente Gisela.
“Esta classificação e baixa correta que possibilitam a inclusão dos dados deste Procon Municipal ao próximo Cadastro Estadual e Nacional de Reclamações Fundamentadas”, concluiu. O cadastro estadual de empresas “negativadas” no Procon será publicado no mês de agosto, e o nacional, em setembro.
SINDEC
Informatizado, o Procon de Campo Novo do Parecis já faz parte das estatísticas nacionais de informações de defesa do consumidor, o que facilita não só o trabalho dos atendentes como também possibilita a consulta dos cidadãos do município quanto à procedência dos fornecedores na Internet.
O Sindec possibilita o acesso a gráficos, a informações com base em perfis e demandas do consumidor, os tipos de atendimentos mais utilizados, as empresas reclamadas, as áreas mais procuradas e as condutas praticadas nos outros Estados, com uma base de dados integrada. A nova tecnologia possibilita, principalmente, um tempo menor para a resolução de conflitos do consumidor.
Para mais informações sobre o sistema, procure os atendentes do Procon Estadual pelos telefones 151 ou 3613-8500. A sede do órgão está localizada no Edifício Eldorado Executive Center – Avenida do CPA, nº. 917 Bairro Araés (ao lado da Polícia Federal) – e atende ao público, de segunda a sexta-feira, das 12h ás 18h.
Ocorre que O Sindec é um sistema informatizado que reúne em rede as bases de dados usadas pelos Procons do Brasil. Diferentemente dos registros que já vinham sendo disponibilizados no site do Sindec (www.mj.gov.br/dpdc/sindec), o Cadastro de Reclamações Fundamentadas traz informações pontuais sobre a conduta das empresas frente ao consumidor, ou seja, se as reclamações são ou não resolvidas por elas. Assim, a publicação do cadastro, uma nova etapa do Sindec, ajuda o consumidor a conhecer qual fornecedor é o mais reclamado e qual seu percentual de resolução dos conflitos, podendo decidir pelo melhor antes de efetuar uma compra.
O órgão, já informatizado, foi inaugurado em Campo Novo do Parecis em dezembro do último ano. Após alguns meses de experiência no manuseio do Sistema, os funcionários precisam ser treinados a classificar e baixar corretamente os processos abertos. “Existem, hoje, 177 cartas de Inquérito Preliminar [CIPs] e mais 59 processos abertos no Procon de Campo Novo dos Parecis. Depois de classificá-los, precisamos fazer decisões administrativas aos processos e verificar em quais cabe ou não sanções”, explicou a gerente Gisela.
“Esta classificação e baixa correta que possibilitam a inclusão dos dados deste Procon Municipal ao próximo Cadastro Estadual e Nacional de Reclamações Fundamentadas”, concluiu. O cadastro estadual de empresas “negativadas” no Procon será publicado no mês de agosto, e o nacional, em setembro.
SINDEC
Informatizado, o Procon de Campo Novo do Parecis já faz parte das estatísticas nacionais de informações de defesa do consumidor, o que facilita não só o trabalho dos atendentes como também possibilita a consulta dos cidadãos do município quanto à procedência dos fornecedores na Internet.
O Sindec possibilita o acesso a gráficos, a informações com base em perfis e demandas do consumidor, os tipos de atendimentos mais utilizados, as empresas reclamadas, as áreas mais procuradas e as condutas praticadas nos outros Estados, com uma base de dados integrada. A nova tecnologia possibilita, principalmente, um tempo menor para a resolução de conflitos do consumidor.
Para mais informações sobre o sistema, procure os atendentes do Procon Estadual pelos telefones 151 ou 3613-8500. A sede do órgão está localizada no Edifício Eldorado Executive Center – Avenida do CPA, nº. 917 Bairro Araés (ao lado da Polícia Federal) – e atende ao público, de segunda a sexta-feira, das 12h ás 18h.
Fonte:
24 Horas news
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223373/visualizar/
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