Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 05 de Junho de 2007 às 16:19

    Imprimir


O Tribunal de Contas da União (TCU) detectou falhas em licitação das Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A (Eletronorte) para de expandir o sistema de transmissão de energia elétrica em Mato Grosso (MT).

O tribunal multou em R$ 2 mil, individualmente, os responsáveis pelo certame Sebastião Caetano Belém, superintendente de Expansão de Transmissão, José Henrique Machado Fernandes, assistente do diretor de Planejamento e Engenharia, Júlio Jacques da Silva Ribeiro, titular da Gerência de Fornecimento de Material e Serviços à Engenharia, e Lourival do Carmo de Freitas, diretor de Gestão Corporativa.

As obras têm a finalidade de suprir a crescente demanda de energia no estado e no país. Seja por meio de interligação de novas unidades geradoras ao sistema nacional, seja pela adequação e ampliação da base existente.

De acordo com relatório, houve falta de detalhamento da composição do Bônus de Despesas Indiretas (BDI) e ausência da planilha orçamentária de quantitativos e preços unitários, o que pode dificultar a gestão do contrato em eventual alteração de seu objeto por aditamento.

O tribunal determinou à Eletronorte que formalize o detalhamento de todos os custos unitários dos contratos e a composição detalhada do BDI e fixe critérios objetivos de aceitabilidade de preços unitários e global. O tribunal determinou, ainda, a empresa que não faça exigências indevidas que comprometem o caráter competitivo do certame.

Recomendação

O TCU recomendou à Eletrobrás, e suas subsidiárias, que instituam banco de dados de composição de preços em custos unitários típicos das obras que executam, para viabilizar adequado orçamento dos empreendimentos.

Cópia da documentação será enviada à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional. Foi autorizada a cobrança judicial das dívidas. Cabe recurso da decisão. O ministro Raimundo Carreiro foi o relator do processo.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223416/visualizar/