Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 01 de Junho de 2007 às 11:56
Por: Rodrigo Maciel Meloni

    Imprimir


Vinte e nove servidores de 15 órgãos públicos do Estado de Mato Grosso participaram na noite da última quarta-feira (30.05), às 19 horas, do encerramento do Curso de Planejamento e Organização de Eventos para Órgãos Públicos, realizado pela Escola de Governo, autarquia ligada a Secretaria de Estado de Administração (Sad). A cerimônia de encerramento foi realizada nas dependências do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) pelos próprios alunos, como parte do curso.

Almir Balieiro, diretor da Escola, e Toshiko Elza Yamamura, diretora de Educação Continuada da Escola, compareceram ao evento e falaram sobre a importância da realização do curso. Balieiro explicou que uma das características da Escola é estimular a associação entre teoria e prática. “Essa diretoria trabalha por meio de oficinas. Primeiro estimulamos conceitos e depois vamos para a prática, para desenvolver o aprendizado, vivenciar o trabalho”.

A diretora Toshiko contou que é feito um Levantamento de Necessidade de Capacitação (LNC), junto aos órgãos competentes de cada secretaria, fundação e autarquia. “A partir desse levantamento, nos desenvolvemos o curso para suprir as necessidades dos órgãos governamentais, capacitando os servidores. E essa apresentação é um grande aprendizado, uma atividade realizada em parceria entre aluno e professor. Eles estão colocando em prática o que aprenderam em sala de aula”.

Os servidores que participaram do curso foram divididos em 5 grupos. Cada grupo teve aproximadamente 30 minutos para apresentar o trabalho de conclusão. Na abertura o professor da Escola de Governo e coordenador do curso, Joelcirney Santos Klimaschewsk, falou sobre a realização do curso. “Organizar e planejar um evento leva tempo, e evento é para quem gosta de movimento, é se preparar para o inesperado. O desafio dos nossos alunos aqui é maior, porque eles terão que apresentar em 30 minutos algo que normalmente levaria quatro horas para ser feito”, destacou o professor.

O primeiro grupo ficou responsável por desenvolver uma palestra, que foi denominada 1º Ciclo de Palestras. Compuseram a mesa da palestra o diretor da Escola de Governo, Almir Balieiro, o Major Cunha, da Defesa Civil; a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Turismo (Sedtur), Vanice Marques; o diretor de Veículos do Detran, Juarez Fiel; o gestor governamental da Sad, Edson Monfort; e o presidente do Detran, Teodoro Lopes. O professor Balieiro foi o primeiro a falar. Depois cada palestrante apresentou um produto ligado ao seu órgão.

O segundo grupo levou para o Detran o ‘Sarau Regional’, que contou com apresentação de um coral e com exposição de artesanatos e pinturas. Os servidores que produziram o Sarau ainda declamaram poesias para os presentes. O terceiro grupo se encarregou do lançamento, fictício, de um produto que já existe no mercado, um tempero para saladas. O grupo simulou o lançamento em escala nacional do produto, e expuseram o produto em duas prateleiras, com banners que promoviam o produto. Houve ainda distribuição de brindes.

A servidora do Detran e integrante do primeiro grupo, Wanúbia de Jesus, disse que foi gratificante ter participado do curso. “Eu fiquei sabendo do curso através do site da Escola, e como eu trabalho na área de eventos, vi nesse curso uma ótima oportunidade para me reciclar e estar mais capacitada na minha área”.

O quarto grupo desenvolveu um desfile de moda beneficente, em parceira com a Coordenação do Curso de Moda da Universidade de Cuiabá (Unic). Os alunos montaram uma passarela, com bancos para a platéia se acomodar, para que tudo ficasse o mais parecido possível com um desfile de verdade. A coordenadora do Curso de Moda da Unic, Verena Fazolo, contou que a Unic entrou no projeto com as coleções dos alunos da primeira turma que se formou. “Quando recebemos o convite, ficamos felizes em ajudar e mostrar o trabalho realizado pelos nossos alunos”, frisou Verena.

O último grupo realizou um Baile do Dia dos Namorados em homenagem aos servidores públicos estaduais. A servidora da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (Sinfra), Fernanda Costa, disse que o evento, também beneficente, era muito importante para mostrar quão proveitoso foi o curso. “Essa é nossa avaliação, é como se fosse uma prova. Nós estudamos durante três semanas, e agora estamos sendo avaliados”. O baile contou com a apresentação de uma dupla musical, sorteio de brindes e homenagem simbólica a um casal.

Para Joelcirney, a avaliação foi positiva. “Estamos dando a possibilidade dos alunos planejar o pré-evento, o evento em si e o pós. As ferramentas aqui trabalhadas irão proporcionar a esses profissionais maior capacitação, o que os auxiliará no momento em que suas habilidades forem necessárias para realizar qualquer evento ligado ao Governo. Esses cursos são importantes porque reciclam, formam e capacitam equipes de vários órgãos”, ressaltou o professor.





Fonte: Assessoria/Sad-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/224246/visualizar/