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Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 31 de Maio de 2007 às 16:41

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A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) realiza anualmente o processo de auto-avaliação, sendo destaque em suas práticas de gestão. Este ano, o órgão entregou na segunda quinzena de maio ao Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) o relatório final da auto-avaliação da gestão. Antes disso, os avaliadores externos do Núcleo do Gespública em Mato Grosso realizaram a validação do relatório, parte descritiva e pontuação, com um total de 277 pontos, na escala de 500.

Segundo o secretário-Adjunto de Gestão da Sefaz, Emanoel Gomes Bezerra Junior, a avaliação continuada da gestão quando realizada de forma sistemática, funciona como uma oportunidade de aprendizado sobre a própria organização e também como instrumento de internalização dos princípios e práticas da gestão pública e excelência.

O processo da auto-avaliação da Sefaz acontece anualmente desde o ano 1999 e tem como objetivo identificar as práticas de gestão (pontos fortes e oportunidades de melhorias), bem como os resultados da organização, tendo por referência o Modelo de Excelência em Gestão Pública, metodologia esta considerada mundialmente e preconizada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Emanoel Bezerra destaca que a Sefaz vem gradativamente melhorando suas práticas de gestão. “Os resultados da auto-avaliação e as oportunidades de melhorias priorizadas são inseridas nos Planos de Trabalho Anual das áreas e acompanhadas sistematicamente pelos responsáveis, bem como pelo Comitê de Política Fazendária”, frisa.

A auto-avaliação da Gestão Fazendária 2006 iniciou em fevereiro e contou com a participação de representantes de toda a organização e convidados. Foram debatidos os critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Cidadãos e Sociedade, Informação e Conhecimento, Pessoas e Processos, bem como foram apresentados os indicadores utilizados para medir os resultados de diversos processos da Sefaz.

Os 277 pontos significam que a Sefaz apresenta o seguinte estágio de gestão: “Práticas adequadas aos requisitos de alguns itens, reativas, com início de uso continuado; entretanto, existem lacunas importantes nos métodos e na aplicação em alguns itens dos critérios. Primeiros estágios quanto à obtenção de resultados decorrentes das práticas de gestão, com algumas tendências favoráveis”.

A auto-avaliação é realizada pela Secretaria-Adjunta de Gestão Fazendária, tendo como áreas de coordenação a Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (APDI) e Assessorias de Planejamento Setoriais da Secretaria de Fazenda.

O relatório completo e resultados estão disponíveis no portal da Sefaz, no endereço eletrônico: www.sefaz.mt.gov.br/ Informações / Planej. e Modernização / Gestão à Vista.




Fonte: 24 Horas News

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