Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 21 de Maio de 2007 às 17:31

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Agricultura de Guarantã do Norte em parceria com a empresa Brasil Ecodiesel iniciaram um projeto de plantio de mamona para a produção de biodiesel, com cerca de 12 agricultores do município. Inicialmente 85 hectares já foram plantados com a mamona da variedade Mirante Dez, porte baixo, que apresenta melhores condições de adaptabilidade ao clima, e após seis meses do plantio já pode ser colhida.

O óleo de mamona é bastante aceito no mercado internacional, pois além do biodiesel, serve para a fabricação de plásticos, cosméticos, perfumaria, lubrificantes, como ração para o gado e muito mais. Além das vantagens ambientais, há o beneficio econômico, especialmente quando se considera o amplo potencial produtivo da agricultura familiar.

No município esse projeto que apenas se inicia gera uma expectativa de bons resultados e com isso a ampliação para um número maior de produtores e uma área maior a ser plantada. Essa parceria entre município e empresa proporcionou ao agricultor o plantio do produto com um mínimo de despesas, visto que a empresa fornece a semente, a assistência técnica e mais importante ainda, garante a compra do produto livre de frete. Já a Secretaria de Agricultura serve de base de apoio para a assistência técnica e disponibiliza os maquinários necessários.

O técnico da Secretaria de Agricultura que acompanha o projeto, Alison Doerzbacher, disse que esse projeto visa incentivar a agricultura familiar com formas alternativas, e de baixo custo que podem surgir como uma nova modalidade de cultivo de produtos, a curto prazo e com a venda garantida, sendo um negócio seguro para o agricultor.





Fonte: Agência de Notícias dos Municípios/ Assessoria da Prefeitura

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/226192/visualizar/