Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 19 de Maio de 2007 às 11:30

    Imprimir


A primeira unidade da Farmácia Popular do Brasil de Mato Grosso será inaugurada no próximo dia 24 de maio, às 9h, na rua Fenelon Muller, número 606 – perto do Centro de Especialidades Médicas (Postão), no centro de Várzea Grande.

A confirmação veio do secretário municipal de Saúde, Arilson Costa de Arruda, no fim da tarde desta quinta-feira (17.05). “Já está tudo pronto. Estávamos apenas no aguardo da confirmação sobre a data de inauguração pela Fundação Fiocruz, responsável pela operacionalização da unidade”. Arruda explica que há todo um preparo para operacionalização da farmácia, que vai além da simples estruturação física e estocagem de medicamentos. “Todos os funcionários que atenderão à população passarão por um treinamento de cerca de quatro dias que será feito pela Fiocruz”, destacou.

O secretário explicou que grande parte dos 107 medicamentos que serão ofertados terá até 30% a menos do valor praticado no mercado local. “Esta unidade representa um enorme avanço para a saúde várzea-grandense”.

A Farmácia Popular do Brasil é um programa do governo federal para ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado, na quantidade necessária e disponibiliza nas Farmácias Populares a baixo custo.

Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo do medicamento. Atualmente, 278 farmácias populares funcionam no país, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira e das 8h às 12h, aos sábados.

Seguindo o padrão do programa, esses estabelecimentos são equipados com aparelho de televisão e vídeo/DVD para a exibição de campanhas do Ministério da Saúde. Todas as unidades têm estrutura adaptada à realidade regional, além de farmacêuticos e funcionários qualificados para orientar o usuário sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos.

FACILIDADE DE ACESSO – Para ter acesso aos medicamentos, basta o interessado se dirigir à farmácia popular com receita médica ou odontológica. Não há necessidade de o usuário passar por qualquer procedimento burocrático.

As farmácias populares contam com, no mínimo, 95 itens de medicamentos correspondentes a duas mil unidades ou apresentações comerciais, entre frascos, cartelas, bisnagas, injetáveis e preservativos masculinos.

Por meio da Fiocruz, os medicamentos são adquiridos em laboratórios públicos e privados do país. Dessa forma, é possível reduzir, em média, até 90% no preço dos produtos e nas despesas dos usuários com aquisição de medicamentos. (Com assessoria do Ministério da Saúde).





Fonte: Secom/VG

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/226524/visualizar/