Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Maio de 2007 às 15:07
Por: Elzis Carvalho

    Imprimir


As empresas públicas e privadas que promovem ações socialmente responsáveis terão a oportunidade de participar do II Seminário Sobre Certificado de Responsabilidade Social de Mato Grosso.

O evento promovido pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa acontece na próxima terça-feira (22), das 8 horas às 18 horas, no Auditório Renê Barbour.

A meta da Assembléia Legislativa é promover o reconhecimento público de empresas que desenvolvem trabalhos em prol da qualidade de vida dos seus funcionários e também de sua relação com a comunidade e o meio ambiente.

Durante o evento oito empresas, sendo seis de Cuiabá, uma de Cáceres e uma de Tangará da Serra, vão expor no saguão principal do Parlamento painéis mostrando os trabalhos sociais desenvolvidos com os seus funcionários.

As empresas expositoras são a Açofer, Empresa Amazônia Ecobiodiesel Ltda, Farmácia Nossa Senhora de Fátima, Grupo Cometa, Instituto Canopus, O Boticário, Pantanal Energia e Grupo Rede Cemat.

O certificado é conferido pela Assembléia Legislativa às empresas e organizações sociais de interesse público que desenvolvem ações em benefício da sociedade e projetos destinados a melhorar a qualidade de vida de seus empregados.

Para participar do seminário, a comissão convidou o governador Blairo Maggi (PR) e seus secretários de Estado. O convite foi estendido também para o Conselho Regional de Contabilidade, o Sindicato dos Contabilistas, a Ordem dos Advogados do Brasil, as universidades e prefeitos e demais segmentos ligados à questão social.

Pela manhã, de acordo com a programação, a representante do Instituto Brasileiro de Análise Sociais e Econômicas (Ibase) Claudia Ferraz Mansur vai falar sobre a importância de os empresários e da sociedade no desenvolvimento das ações sociais.

À tarde as empresas Usina Itamarati, as Unimed de Cuiabá e Tangará da Serra, a União das Escolas Superiores de Cuiabá e a Refrigerantes Marajás, que receberam em 2006 o Certificado de Responsabilidade Social, vão apresentar estudos de cases. Já a Sementes Adriana, de Rondonópolis, convidada, também vai falar dos cases da empresa.

A Lei 7.687 criando o Certificado de Responsabilidade Social foi aprovada em 2002 e é de autoria dos deputados Humberto Bosaipo (DEM), José Riva (PP) e Eliene Lima (PP), hoje deputado federal.

Para que as empresas e as demais entidades sejam beneficiadas com o certificado, elas têm que apresentar documentos com dados que permitam identificar o perfil da sua atuação social durante o exercício de 2006 como, por exemplo, a participação dos empregados nos resultados econômicos.

Para o desenvolvimento desse trabalho a Assembléia Legislativa criou a Comissão Mista de Responsabilidade Social com dois representantes de cada entidade. Ela é composta pela:

Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso – AL

Federação das Indústrias de Mato Grosso – FIEMT

Serviço Social da Indústria – SESI

Sindicato dos Profissionais de Contabilidade em Mato Grosso – SINCON

Federação do Comércio de Mato Grosso – FECOMÉRCIO

Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM

Conselho Regional de Serviço Social - CRESS 20ª Região - MT

Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá – BPW

Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso – AUDIPE

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso – FAMATO

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECITEC.





Fonte: Secretaria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227215/visualizar/