Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 12 de Maio de 2007 às 23:10

    Imprimir


O Museu Rondon, a Associação de Amigos do Museu Rondon e o Departamento de Antropologia da UFMT vão promover, de 14 a 18 de maio, uma série de eventos como parte da 5ª Semana Nacional de Museus. As atividades serão realizadas no auditório e na sala de exposição do próprio Museu e terão como tema central as trajetórias de Rondon e o centenário da construção da linha telegráfica Cuiabá-Santo Antônio do Madeira.

O início da programação está marcado para as 19h da segunda-feira (14) com a abertura da exposição fotográfica "Trajetórias de Rondon", organizada pela professora Luciana Frateschi, do Departamento de Antropologia, e que será apresentada pelo indigenista Antônio João de Jesus, do Museu Rondon. A exposição ficará aberta até o dia 27 de maio e as escolas que desejarem programar visitas monitoradas e assistir a mostras de vídeos devem agendar a visita antecipadamente pelos telefones 3615-8489 e 3615-8476.

De 15 a 18 de maio serão realizadas debates, a partir das 19h. No primeiro dia, o tema do debate será "Imagens da Fronteira". No dia 16, o debate terá como tema "Rondon, os Índios e as Linhas Telegráficas" e as comunicações programadas serão "Rondon e os Índios Paresi", com a professora Maria Fátima Roberto Machado, do Departamento de Antropologia; e "Rondon: um Herói? Um Mito para quem?", com o professor José Afonso Botura Portocarrero, do Deptarmento de Arquitetura e Urbanismo.

No último dia do evento (18), estará em pauta "Imagens e Trajetórias de Rondon". A primeira comunicação será sobre "História e Imagem: Apontamentos Teórico-Metodológicos para a Exposição Trajetórias de Rondon", com a professora Luciana Frateschi. Na seqüência, a professora Adilea B. DeLamônica, do Departamento de História falará sobre "Entre Bêbados, Negros e Mestiços – os Trabalhadores nas Expedições de Cândido Rondon".

A inscrição para participar dos debates é gratuita e pode ser efetuada na Secretaria Geral do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) ou pelos telefones 3615-8470 e 3615-8471. Outras informações também podem ser obtidas no Museu Rondon, pelo telefone 3615-8489 ou no Departamento de Antropologia, pelo telefone 3615-8476.





Fonte: RMT online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227877/visualizar/