Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 12 de Maio de 2007 às 16:54

    Imprimir


Desde o início de 2007, Mato Grosso passou a integrar o calendário mundial do projeto Caminhadas da Natureza. Com oito circuitos, o objetivo é atrair turistas que viajam o mundo inteiro para conhecer a regiões onde são realizadas as caminhadas. Neste fim de semana, a terceira caminhada acontece em Nobres, município a 120 quilômetros de Cuiabá. A primeira foi na comunidade do Coxipó do Ouro, em Cuiabá, no dia oito de abril e a segunda, em Alta Floresta no último dia primeiro de maio.

O diferencial deste evento é que as largadas acontecerão no centro da cidade e o caminhante terá duas opções de circuito, sendo uma para quem não gosta muito de aventura e a outra para aqueles que pretendem se refrescar em riachos de águas cristalinas. “Porém os dois terão cerca de 10 quilômetros e o trajeto será circular”, explica a técnica da Secretária de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Elizethe Castilho.

O projeto Caminhadas da Natureza, uma iniciativa do Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento (IRCOD), da Alsácia na França, e da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV), tem como interlocutor nacional a associação Anda Brasil, no Rio de Janeiro. No Mato Grosso, este projeto está sendo implantado pela Sedtur e conta com o apoio de diversos parceiros em cada município em que é realizada.

O secretário de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf explica que o projeto Caminhadas da Natureza, são marchas populares, presentes em 21 países com 5.500 circuitos espalhados por todo o mundo. Ele destaca ainda que este projeto movimenta, pelo menos, 15 milhões de pessoas por ano. “O principal objetivo desta ação é trazer caminhantes do mundo inteiro para Mato Grosso e, assim, movimentar o turismo mato-grossense”, explica Nadaf.

Elizethe acrescenta que estas caminhadas não devem ser vistas como competição e, que o objetivo principal é que o visitante conheça a região onde são estabelecidas as trilhas. “Há um horário limite para sair e para chegar. No entanto, este tempo é bem amplo e permite ao visitante fazer o turismo de contemplação”, enfatiza.

As inscrições são gratuitas e, em Nobres, assim como nos dois outros primeiros circuitos poderão ser feitas minutos antes da caminhada. “A expectativa é reunir um grupo de pelo menos 400 pessoas”. De acordo com a técnica, este circuito assim como o de Alta Floresta, realizado no dia primeiro de maio, é o envolvimento da comunidade e, principalmente, dos pequenos produtores rurais. “Eles buscam alternativas para diversificar as atividades que geram renda para a família”, diz Elizethe.

Este ano, acontece mais cinco caminhadas em vários municípios mato-grossenses. 20.05 Circuito Guimarães, na comunidade de Atamã, em Chapada dos Guimarães. 27.05 - Circuito de Poconé.

02.06 - Circuito Santo Antônio do Leverger.

12.10 Circuito das Nascentes, em Barra do Garças.

14.10 - Circuito do Bom Jardim, em Nobres.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227949/visualizar/