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Cidades/Geral
Sexta - 11 de Maio de 2007 às 11:08
Por: Soraia Abreu Pedrozo

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As empresas de cosméticos, higiene e limpeza já estudam formas de contribuir para a redução das emissões de gases que provocam o aumento da temperatura global, especialmente por meio da conscientização dos consumidores. Assim como hoje as pessoas lêem as etiquetas dos produtos para saber as calorias ou se há algum ingrediante prejudicial à saúde, em breve lerão também sobre quanto de agressão ao meio ambiente ocorre da produção ao uso de determinado produto.

Uma empresa já saiu na frente nesse processo, a Natura, que pretende ser a pioneira na divulgação das emissões de gases de efeito estufa dos produtos, inserindo as informações nas embalagens. A medição será feita levando em conta todo o ciclo de vida dos itens e não apenas as emissões diretas, ou seja, proveniente de transporte, veículos próprios, ar-condicionado, geradores e gases como o liquefeito de petróleo, extração da matéria-prima, distribuição.

Desde março, a Natura inclui nas embalagens uma tabela ambiental, muito semelhante àquelas tabelas com valores nutricionais e calorias de cada alimento, com as seguintes informações:

· Percentual dos ingredientes vegetais contidos na fórmula (que podem ser encontrados da mesma forma na natureza);

· Percentual dos ingredientes de origem vegetal renovável (cujas fontes nunca vão se esgotar);

· Matérias-primas usadas que possuem certificação de origem orgânica, florestal ou agricultura sustentável atribuída por um instituto independente;

· Quanto do material utilizado na confecção da embalagem é reciclado;

· Quanto da embalagem pode ser reaproveitada;

· Quantas vezes recomenda-se o uso de refis.

Mapeando suas emissões de gases causadores do efeito estufa, a empresa concluiu que os produtos respondem por 80% do total. Assim, decidiu transmitir as informações para que o consumidor possa avaliar os impactos que suas compras causam ao meio ambiente, à sociedade e a si mesmo.

Também desde março, os óleos minerais ¿ provenientes da purificação do petróleo ¿ foram substituídos por oleína de palma - material renovável - em todos os óleos corporais da linha Ekos. As embalagens do produto também já têm PET reciclado em 30% de sua composição, reduzindo a produção do item derivado do petróleo e diminuindo a produção de lixo. A Natura pretende tornar-se carbono neutro até o final deste ano, isto é, adotar medidas que compensem todas as suas emissões de gases de efeito estufa, por exemplo, com a plantação de árvores, entre outras medidas.





Fonte: DiárioNet

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