Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 11 de Maio de 2007 às 05:46

    Imprimir


Peritos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) vão analisar amostras da água recolhida na região de Lucas do Rio Verde. Há suspeita de contaminação com agrotóxico despejado nas lavouras.

Plantas e frutas foram contaminadas durante a aplicação de agrotóxicos em Lucas do Rio Verde, em março de 2006. Cerca de 55 propriedades foram atingidas. A situação gerou prejuízo para pequenos produtores do setor urbano do município. Alguns perderam quase tudo e ficaram meses recuperando a horta.

Peritos da UFMT, responsáveis pelo laudo, suspeitam de danos gravíssimos ao meio ambiente e à saúde da população.

"Há grande probabilidade de ter contaminação de agrotóxico na água. Várias nascentes de córregos ficam dentro das plantações de soja, milho e algodão", disse Wanderley Pignatti, do Núcleo de Estudos Ambientais da UFMT.

A dificuldade para encontrar informações foi a grande barreira dos peritos. Eles não conseguiram identificar o responsável pela aplicação do agrotóxico, mas concluíram que na cidade não existe controle no lançamento de veneno.

Para o promotor que recebeu o laudo, há falhas na gestão ambiental de Lucas do Rio Verde. "Não há uma interlocução entre os órgãos estaduais, federais e municipais, mas não há um controle, por exemplo, dos planos de vôo pelo Ministério da Agricultura, pelo DAC, e há necessidade de que os órgãos adotem uma nova postura para ter um controle maior do uso de agrotóxico", disse o promtor do meio ambiente, Gerson Barbosa.




Fonte: TV Centro América

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/228282/visualizar/