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Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 09 de Maio de 2007 às 08:54
Por: Catarine Piccioni

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A Polícia Federal de Mato Grosso concluiu o inquérito sobre o caso mantendo os indiciamentos dos pilotos do jato Legacy, os americanos Joe Lepore e Jan Paladino, e sugerindo que as instâncias competentes investiguem e punam os controladores de vôo. A PF não pôde indiciá-los porque eles são militares, o que caberá então ao Ministério Público Militar e à Justiça Militar.

Laudos das perícias realizadas pelo Instituto Nacional de Criminalística (INC) confirmaram que houve falha dos pilotos e dos controladores de vôo que trabalhavam no Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), em Brasília (DF), no dia do acidente. A colisão do avião da Gol com o Legacy, ocorrida em 29 de setembro do ano passado, provocou a morte de 154 pessoas a bordo do Boeing que caiu na floresta amazônica em Mato Grosso.

O delegado responsável pelo caso, Renato Sayão, havia pedido mais 30 dias para finalizar o inquérito, porém, os laudos do INC chegaram antes da prorrogação do prazo. O relatório final do inquérito será entregue ainda nesta semana à Justiça Federal.

Na seqüência, o Ministério Público Federal (MPF) deve decidir se vai ou não oferecer denúncia (acusação formal) contra os pilotos, indiciados por “exporem a perigo embarcação ou aeronave”, na modalidade culposa (sem intenção). O MPF também pode pedir mais diligências. Os pilotos estão nos Estados Unidos.

Conforme o Olhar Direto antecipou em dezembro, os pilotos agiram com imperícia e negligência, segundo trechos dos diálogos revelados a partir da transcrição da caixa-preta. Eles perceberam o desligamento do transponder (equipamento que permite comunicação precisa com radares), por exemplo, somente após o choque.

Para o advogado dos pilotos, o criminalista Theo Dias, o inquérito da PF é inconclusivo. “Nunca vi um inquérito ser concluído tão rapidamente”, ironiza. “A polícia está sucumbindo ao clamor popular, sem investigar os fatos. Para você ter idéia, eles não convocaram depoimento algum de pessoas da Embraer ou muito menos investigaram possíveis falhas de equipamento da aeronave.”

Dias reafirma que Lepore e Paladino têm larga experiência em aviões parecidos com o Legacy. “Não teria ocorrido o acidente não fossem as falhas dos controladores”, diz.





Fonte: Olhar Direto

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