Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 02 de Maio de 2007 às 14:10
Por: José Ribamar Trindade

    Imprimir


Alerta geral. A Penitenciária do Pascoal Ramos - sem contar o Raio-5 -, tem hoje 902 presos. Lá só cabem 331. O amontoado de presos deixou de ser uma superlotação para dar lugar a uma “mega-superlotação”. Um preso foi encontrado morto por enforcamento com fios elétricos e existem sérias e graves denúncias de que a penitenciária está prestes a “explodir”. Na Cadeia Pública de Cuiabá (Cadeião do Carumbé) a situação não é diferente: são 776 presos amontoados uns sobre os outros para apenas 331 vagas.

A reportagem do site 24 Horas News ouviu a mulher de um preso. Ela falou a mesma coisa que um soldado da Polícia Militar falou para uma emissora de televisão local. “Vai explodir uma grande rebelião a qualquer momento. Os presos não suportam mais o sofrimento e não aguentam mais a mega-superlotação que não pára de crescer”, disse a mulher do detento que pediu: “Só não quero que me identifiquem”.

A mulher denuncia, por exemplo, que alguns presos, com medo de serem assassinados, dormem pouco. Alguns estão fazendo rodízio. Existem denúncias que a Polícia precisa apurar, por exemplo, de que vai começar uma matança de presos. O clima entre eles não é bom devido a rivalidade entre lideranças em disputa pelo poder.

“Vai chegar uma hora, e isso não vai demorar muito, em que a penitenciária não vai mais ter onde colocar mais nenhum preso. Tem hora que falta água. Tem hora em que a luz apaga. O clima lá dentro está tenso, e isso é muito perigoso. Falo isso porque venho acompanhando a algum tempo a rotina dos presos, que mudou nós últimos dias. Alguém precisa tomar uma providência, e urgente”, alerta a mulher.

Ela também alertou para a falta de segurança. Diz a mulher, que tanto os presos, com seus familiares e os funcionários estão em estado de total alerta. Um olha desconfiado para o outro, como se alguma coisa de ruim esteja prestes a acontecer. “A confiança acabou. Ninguém tem mais um mínimo de segurança, e isso é terrível dentro de uma cadeia, principalmente superlotada”, afirma.

Para complicar ainda mais a situação, um preso foi encontrado morto por enforcamento por volta das 17 horas da última segunda-feira (30). O assaltante Júlio César de Souza da Silva, de 25 anos, preso por crime de roubo se enforcou ou foi enforcado com um fio de eletricidade dentro da Penitenciária de Pascoal Ramos.

A mulher conta que dificilmente Júlio César tenha se enforcado sozinho. Para ela, o preso foi assassino por motivo de um “acerto de contas” entre os presos do Raio-3 da penitenciária. “Com certeza ele não se suicidou. Lá o clima está quente, passando para o insuportável. São quase 1.000 presos num local onde só cabem 300, trezentos e poucos presos”, volta a alertar a mulher.

CONFIRMADO

O relatório diária da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) confirma: A Penitenciária de Pascoal Ramos está com 902 presos para 331 vagas. Ou seja, o triplo de homens segregados.

Para um local hoje considerado como “Centro de Ressocialização”, o “Cadeião do Carumbé” não está nada agradável para 776 presos, amontoados num espaço mínimo, construído para acomodar, no máximo de 300 pessoas envolvidas nos mais diversos tipos de crimes.

O quadro geral da mega-superlotação é ainda mais visível, segundo relatório da Sejusp, quando se comprova que hoje o número de presos é mais do que o dobro que o número de vagas oferecidas em todo o Estado. São 8.770 homens presos em espaços para apenas 4.821 pessoas com problemas com a Polícia e com a Justiça.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/229624/visualizar/