Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 02 de Maio de 2007 às 09:35

    Imprimir


A 14ª Festa Internacional do Pantanal começa nesta quarta-feira, às 19h30, e vai até o dia 6 de maio, em Cuiabá. O evento vai ser realizado no Centro de Eventos do Pantanal. Diferente das edições anteriores, este ano a Festa terá um foco totalmente voltado para os negócios. Pelo menos 70 municípios e três países confirmaram participação.

De acordo com a assessoria de imprensa do evento, já foram agendados 90 encontros para a Rodada de Negócios, envolvendo 26 empresas mato-grossenses e, mais nove operadoras de outros estados. "A expectativa é atingir pelo menos 120 reuniões entre vendedores e compradores do setor", estima o secretário de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf.

A 14ª. Festa Internacional do Pantanal terá cerca de 190 expositores. Destes, pelo menos 80 são municípios e órgão estaduais; 30 são do turismo rural; cinco do segmento de aventura; seis da pesca esportiva; 50 do artesanato e 16 da gastronomia.

Todos os espaços da feira foram negociados. Os visitantes também terão várias opções de lazer e a entrada é gratuita em todos os dias do evento, inclusive na solenidade de abertura que acontece nesta quarta-feira (2), às 19h30, no Auditório das Borboletas, no Centro de Eventos do Pantanal. Não será necessário apresentar o convite individual para a abertura do evento.

Em seguida, haverá a entrega do Troféu Pantanal que este ano homenageia oito pessoas e a abertura oficial da Feira. Após a solenidade oficial acontecem as apresentações culturais. A principal apresentação consiste em um espetáculo de aproximadamente 60 minutos criados especialmente para o evento.

Cursos

A programação cultural da festa inclui espetáculos de grupos folclóricos de vários municípios mato-grossenses. No Núcleo de Conhecimento, realizado na quinta-feira (3) e na sexta-feira (4) haverá 16 oportunidades de aprendizado, divididas em minicursos, cursos, mesas redondas e palestras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na secretaria do evento, durante a Festa. A expectativa é um público de pelo menos mil pessoas participando deste Núcleo.

Já o artesanato será instalado no salão integrado, do lado direito da esplanada central do Centro, que nesta edição terá ar condicionado para dar mais conforto ao visitante. Ao todo serão 50 estandes expondo e negociando peças vindas de todas as regiões mato-grossenses.

A Feira de Gastronomia conta com a presença de 16 restaurantes da capital. Diante da expectativa de um público de cerca de 120 mil pessoas durante os cinco dias de evento, os empresários estão otimistas. "Na feira de Gastronomia haverá desde mini salgados até pizza de carne de jacaré".

Empregos e renda

De acordo com Nadaf, só este o setor gerará cerca de 150 empregos diretos durante a Festa Internacional do Pantanal. Ao todo, o evento gerará mil empregos diretos e pelo menos 1.200 indiretos. Vale ressaltar que a geração de empregos no setor de eventos acontece antes, durante e depois da Festa.

A área cultural, este ano, terá a participação de 970 artistas, pelo menos 470 à mais que no ano passado. Além dos grupos da Grande Cuiabá, há os do interior do Estado. Esse movimento de pessoas incrementa a ocupação dos hotéis em até 15%. "Neste período o índice de ocupação chega a 80%", analisa o secretário.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/229677/visualizar/