Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 12 de Abril de 2013 às 01:24
Por: Rodrigo Maciel Meloni

    Imprimir


Rodrigo Maciel Meloni - OD
Fábrica da Votorantim Cimentos no Distrito do Aguaçu
Fábrica da Votorantim Cimentos no Distrito do Aguaçu

O cenário econômico nacional da última década viu Mato Grosso despontar como um dos principais protagonistas do Produto Interno Brasileiro (PIB) do Brasil. O Estado que cresce com índices igualados somente pelo ‘planeta’ China, e que há muito tem sido o ‘fiel da balança comercial brasileira’ ganha mais potência com a inauguração de uma fábrica de cimento capaz de produzir mais de um milhão de toneladas de produto.

Movida pela demanda do mercado regional e pelo sôfrego intermitente do setor da construção civil – que ao passar dos dias devora tijolos como uma quimera faminta, a Votorantim Cimentos inaugurou ontem (11) na capital do ‘motor’ do Brasil mais uma unidade. 

A presença do membro do Conselho de Administração da Votorantim Participações, Fábio Ermírio Moraes, é signo da importância e respeito que o Estado tem conquistado junto às principais empresas e grupos que aqui se instalam.

O próprio Grupo Votorantim pode ser dado como exemplo. Concentrando operações em setores de base da economia como cimento, mineração e metalurgia, siderurgia, celulose e papel, entre outros, o grupo - com sede e operações no Brasil, atua em mais 23 países, com unidades fabris (Estados Unidos, Canadá, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, China e Portugal) e unidades comerciais e de logística (Suíça, Inglaterra, Bélgica, Espanha, Áustria, Hungria, Itália, Alemanha, Austrália, México, Bahamas e Malásia).

“O futuro de Mato Grosso está na mineração, e assim continuaremos a nos manter como protagonistas que hoje somos; contudo a matriz do amparo econômico que hoje nos suporta – o agronegócio, será suplantado pela mineração”, visualizou o governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB).

Ainda opinando como quem tergiversasse sobre um próximo futuro do estado, Silval fincou a instalação da fábrica como o ponto inicial dessa mudança. “O gigante da oportunidade [Mato Grosso] vai começar a procurar em seus minérios a liderança que sempre lhe foi reservada”.

E assim, como quem precisa da chave para ligar o motor do carro, Mato Grosso parece ter na fábrica a ignição do próximo ciclo de crescimento econômico.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/23006/visualizar/