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Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 26 de Abril de 2007 às 09:59

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A conta da iluminação pública é paga por todos os contribuintes, tanto proprietários de imóveis residenciais, comerciais, industriais e os próprios órgãos públicos. Todos ajudam porque o valor está embutido na própria fatura. Trata-se do Custeio do Serviço de Iluminação Pública – CIP. O percentual varia de acordo com a categoria do imóvel e quanto cada um gasta. Quem gasta mais paga mais.

Quando a pessoa paga a CIP, não significa que deve existir um poste com iluminação pública em frente a sua casa ou empresa. Ela paga porque como moradora de Nova Mutum faz uso das vias públicas de uma forma geral e hoje tem o prazer de andar por ruas sempre bem iluminadas.

A conta mensal da iluminação pública gira na casa dos 38 mil reais/mensais. O que é arrecadado através da CIP com a colaboração de toda a comunidade, não ultrapassa 29 mil. Por isso existe defasagem no pagamento e quem arca com isso, além de fazer toda parte de manutenção da rede e troca de lâmpadas, é a Prefeitura Municipal.

Como existe defasagem no pagamento, recursos que poderiam estar sendo utilizados para expandir a rede, fazendo a energia chegar a ruas ainda não iluminadas, ou mesmo em outros projetos de investimento, estão sendo usados para pagar a conta.

Para normalizar a situação e possibilitar que mais investimentos sejam feitos no sistema de iluminação pública sem onerar os cofres públicos, é necessário aumentar a arrecadação da CIP, mas para isso a Câmara Municipal de Vereadores precisa ser favorável a essa alteração.

98% da cidade de Nova Mutum dispõe de iluminação pública com lâmpadas de vapor de sódio, que produzem luz amarela.





Fonte: Assessoria de Imprensa

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