Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 23 de Abril de 2007 às 20:11
Por: Mariza Bazo

    Imprimir


O Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) avaliou positivamente o andamento dos projetos desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) em 2006. Com isso, a continuidade do trabalho, iniciado através de um Termo de Parceria entre os órgãos em dezembro de 2005 e que vale até o final de 2007, está garantida.

A informação foi divulgada pela coordenadora da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Termo de Parceira entre os órgãos, Maria Luiza Braz Alves. “O CPP figura hoje como uma ação prioritária do MTC, tendo sido incluído no plano de metas 2007-2010 do Ministério”, afirma. Além de Maria Luiza, outros três representantes do Ministério e um do CPP analisaram a atuação do Centro nos dias 19 e 20 de abril de 2007, na Pousada Penhasco, em Chapada dos Guimarães (MT).

A avaliação, que é feita semestralmente, é uma prerrogativa para validar a parceria firmada entre os órgãos em dezembro de 2005, com duração de dois anos. “As pesquisas sobre a conservação e uso sustentável do Pantanal que o CPP realiza já mostraram resultados bastante concretos”, explica o secretário-executivo do CPP, Paulo Teixeira de Sousa Júnior.

Entre eles destacam-se contribuições à lei 024/2006, que regulamentou a atividade pesqueira em Mato Grosso do Sul, e contribuições a um projeto de lei de políticas públicas para a legislação ambiental específica para o Pantanal do Governo de Mato Grosso. Ambos foram subsidiados através de informações geradas pelos estudos realizados no Centro de Pesquisa do Pantanal.

A representante do CPP na Comissão, Marinêz Isaac Marques, lembra ainda que os projetos, que atualmente envolvem cerca de 100 pesquisadores dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, favorecem a fixação desses profissionais na região. “A formação de mestres e doutores com o apoio do CPP tem sido um marco diferencial no desenvolvimento das pesquisas porque capacita pessoas que vivem no Pantanal para os problemas da região”, enfatiza Marinêz.

Na fase atual, segundo Paulo Teixeira, o foco do trabalho é compreender o modo de funcionamento do Pantanal, através das três redes de atuação: pecuária, pesca e bioprospecção (atividade exploratória que identifica componente da fauna ou da flora com fins de exploração comercial sustentável). Numa segunda etapa, a ênfase será na geração de produtos relacionados às duas tradicionais atividades econômicas do Pantanal (a pecuária e a pesca), e de patentes de um fitoterápico e de um bioinseticida produzidos a partir da flora pantaneira.

Além de Maria Luiza e Marinêz, também fazem parte da Comissão Ubiraja Araújo Filho, Fernando André Pereira das Neves e Maria Cristina de Lima Perez Marçal.

CPP - O Centro de Pesquisa do Pantanal é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) voltada para pesquisas sobre o Pantanal, a maior área periodicamente alagada no mundo. Criado em 2004, seu objetivo é a produção de conhecimento e a formação de recursos humanos para subsidiar as políticas públicas voltadas ao uso sustentável do Pantanal. Mais informações podem ser obtidas no site:www.cppantanal.org.br.





Fonte: Studio Press

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/230909/visualizar/