Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 23 de Abril de 2007 às 19:10

    Imprimir


Dando seqüência a programação oficial do aniversário de 288 anos da Capital, a Prefeitura de Cuiabá, através da Vice-prefeitura, está realizando três eventos voltados para a promoção da igualdade racial e de gênero. Na terça-feira (24), às 16 horas, será inaugurado um acervo temático sobre Gênero, Raça/Etnia e Direitos Humanos.

Anexo à sede do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), o espaço, com capacidade para abrigar cerca de 1,3 mil publicações, será inaugurado com 500 trabalhos. Segundo a vice-prefeita de Cuiabá, professora Jacy Proença a captação de novas obras será continuada, sempre com a perspectiva de oferecer um espaço de pesquisa para estudantes, professores, pesquisadores, ativistas e interessados em geral.

Os dois conselhos, presididos pela vice-prefeita, são vinculados ao seu gabinete e, segundo a professora Jacy Proença ao disponibilizar um acervo com as temáticas citadas para a comunidade, o objetivo é contribuir para a acessibilidade das pessoas a informações muitas vezes restritas ou insuficientes. “Informação e conhecimento são fundamentais para o combate às práticas discriminatórias de qualquer espécie. Temos compromisso com a construção de uma sociedade mais fraterna e tolerante e, nesse sentido, o poder público busca cumprir o seu papel”, observa a vice-prefeita, lembrando que todas as ações estão sendo realizadas seguindo a política nacional de igualdade racial e das ações do pano de governo do prefeito Wilson Santos.

Na quarta-feira (25), será lançada uma publicação com os trabalhos vencedores do I Concurso de Redação “Combatendo o Racismo Construindo a Paz”. A publicação trará também ladainhas vencedoras de um concurso organizado pela Federação Mato-grossense de Capoeira. As redações têm como autores e autoras estudantes do município de Cuiabá, de escolas públicas e particulares.

Os dois concursos foram realizados em novembro de 2006, como atividades da II Agenda Única pelo Dia Nacional da Consciência Negra, uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá através da vice-prefeitura. O lançamento da publicação acontecerá quarta-feira, às 9 horas, do Centro Cultural Silva Freire – Coxipó.

A vice-prefeita, professora Jacy Proença informou ainda que na quinta-feira (26), o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial estará realizando uma reunião itinerante para discutir temas relacionados à saúde da população negra. Atendndo convite da Prefeitura de Cuiabá, através da vice-prefeitura, a Coordenadora do Programa de Anemia Falciforme do Ministério da Saúde, Joice Aragão, ministrará uma palestra sobre o tema. A palestra será ministrada no auditório do Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc), às 15 horas.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/230914/visualizar/