Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 20 de Abril de 2007 às 15:50

    Imprimir


Senador Jaime Campos (DEM) será investigado pelo Supremo Tribunal Federal por indícios de prática de tráfico de influência e promoção de interesses de uma quadrilha que vinha praticando crimes contra o sistema financeiro, fraudes em cartórios, grilagem de terras da União e corrupção de servidores públicos.

A operação batizada de Lacraia foi deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta. Agentes policiais estão com a missão de cumprir 33 mandados de prisão e 38 buscas e apreensões não só em Mato Grosso, mas também em Goiás e São Paulo.

O juiz federal Julier Sebastião da Silva, da 1ª Vara de Cuiabá, já deferiu o pedido do procurador da República, Mário Lúcio Avelar, e encaminhou ao STF peças dos autos com diálogos entre pessoas acusadas envolvendo o nome do senador Jaime.

No pedido encaminhado ao juiz, o procurador explica que a Polícia Federal investiga a atuação de organização criminosa especializada em fraudar a escrituração de registros e matrículas de imóveis rurais para fins de comercialização. O eixo da atuação é a ex-titular do cartório de Barra do Garças, Helena Jacarandá.

No curso das investigações, a PF obteve a informação de que Jaime Campos supostamente estaria promovendo interesse da organização criminosa junto a elevadas instâncias do poder público, principalmente perante o Superior Tribunal de Justiça. Segundo o MPF, o objetivo de Jaime era estabelecer a investigada Helena à frente do Cartório de Registro de Imóveis de Barra do Garças, do qual se encontrava afastada.

O diálogo colhido pela PF e que compromete Jaime Campos foi transcrito da seguinte forma:

Qual será que foi o político forte que.. (é interrompida)

Lucélia - o Júlio Campos

Lourdes - Ahn?

Lucélia - O Jaime Campos, que é senador. Ele agora é o senador né? Ai ele conseguiu (200703280926011 - Ofício 521/2007 - CART/DPF)

Como Jaime Campos, na condição de senador, usufrui de foro privilegiado, só pode ser investigado pelo Supremo. O procurador Avelar requereu, então, que a Justiça Federal determinasse a extração de cópia da transcrição telefônica e o áudio para remessa ao STF.

Titular da 1ª Vara Fedeal, o juiz Julier Sebastião da Silva deferiu o pedido. Em seu despacho, o magistrado escreve que "(...) conversas que foram travadas entre investigada Lucélia e Lourdes são indícios de que o senador Jaime Campos teria patrocinado interesses da quadrilha sob investigação, notadamente da requerida Helena Jacarandá junto ao Superior Tribunal de Justiça".

O juiz observa ainda, com base nas investigações, que "Jaime seria o político forte que teria conseguido restabelecer Helena Jacarandá à frente do Cartório de Registro de Imóveis de Barra do Garças, a partir de sua influência junto ao STJ".

Outro lado

O senador Jaime Campos se isolou nesta sexta. Ele não compareceu à reunião da executiva do DEM, que aconteceu pela manhã. Não foi localizado para apresentar sua versão sobre os fatos.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/231357/visualizar/