Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 19 de Abril de 2007 às 17:46
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


O secretário de Projetos Estratégicos, Clóves Vettorato, e o adjunto da pasta, Neurilan Fraga, se reúnem nesta sexta-feira (20.04), partir das 9

horas, na Câmara de Vereadores de Jauru (425 km a Oeste de Cuiabá), com prefeitos de 24 Municípios dos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Nascentes do Pantanal e Vale do Guaporé. Os consórcios são uma iniciativa do Governo do Estado, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e parceiros como Banco do Brasil e Sebrae.

Na ocasião, informou Neurilan Fraga, será apresentado aos prefeitos o Plano de Revitalização da Agropecuária, desenvolvido no Vale do Ipanema, em Pernambuco, numa microrregião formada por seis municípios. O projeto está sendo desenvolvido há dois anos no município de Buíque e tem como objetivo revitalizar a economia local com foco para a cadeia do leite. O projeto conquistou o primeiro lugar geral no Prêmio Prefeito Empreendedor em 2006, e transformou a economia da região, com a adoção de tecnologia de ponta, modernização de suas atividades e inserção no mercado globalizado.

Após apresentação que será feita por uma equipe de Pernambuco os prefeitos, vão debater a implantação do projeto nos municípios, respeitando as peculiaridades de cada localidade. Integram o consórcio Nascentes do Pantanal os Municípios de Araputanga, Cáceres, Mirassol D´Oeste, Lambari D`Oeste, Curvelândia, Glória D’Oeste, Indiavaí, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto de Céu e São José dos Quatro Marcos. Nestas localidades, os gestores públicos definiram em fomentar as cadeias produtivas do leite, turismo, apicultura, piscicultura, avicultura, ovinocultura e caprinocultura e animais exóticos (jacaré)

Já o consórcio Vale do Guaporé e formado pelos Municípios de Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D’Oeste, Figueirópolis, Jauru, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Rondolândia, Sapezal, Vale de São Domingos, e Vila Bela da Santíssima Trindade. Ambiente - À tarde, a equipe do Governo, da qual ainda fazem parte os presidentes da Empaer, Leôncio Pinheiro, da AMM, José Aparecido dos Santos, e o gerente de Agronegócios do Bando do Brasil, Olímpio Vasconcelos, estarão em Campo Novo do Parecis (396 km a Noroeste de Cuiabá), onde serão discutidos dois temas com prefeitos do consórcio do Alto Rio Paraguai: gestão dos resíduos sólidos e produção de biodiesel, partir da soja.

Integram o consórcio do Alto Rio Paraguai os Municípios de Alto Paraguai, Nortelândia, Denise, Barra do Bugres, Arenápolis, Nova Marilândia, Diamantino, Nova Olímpia, Tangará da Serra, Santo Afonso, Porto Estrela, São José do Rio Claro e Campo Novo do Parecis.

Lá, os gestores públicos estão fomentando as cadeias produtivas do leite, avicultura de corte, heveicultura (seringueira), fruticultura (abacaxi) e ovinocultura.





Fonte: Assessoria]Sepe-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/231507/visualizar/