Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 13 de Abril de 2007 às 07:43

    Imprimir


A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) apresentou ontem as reivindicações do setor para o ministro da Agricultura Reinhold Stephanes. O deputado federal Neri Gheller tambem participou do encontro. "Nós explicamos ao ministro a questao da dívida agrícola, que os produtores nao terão condições de arcar com os investimentos que venceram mês passado e esses que vencem agora", disse o parlamentar.

O presidente da Aprosoja, Rui Prado disse que o encontro foi altamente produtivo. “Ele entendeu perfeitamente nossos problemas e deu encaminhamento aos nossos pedidos”, destacou o produtor.

Prado destaca como um dos pedidos mais importantes a imediata publicação da Medida Provisória que regulamenta o Fundo de Recebíveis do Agronegócio (FRA). O programa vai emprestar recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para que os produtores possam refinanciar as dívidas com as empresas privadas. Também foi solicitada a prorrogação de dívidas de investimento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Stephanes solicitou reunião urgente com o Ministério da Fazenda para tratar dos assuntos.

Os mecanismos de apoio à comercialização de soja, Programa de Equalização para o Produtor de Soja (Pepro) e Programa de Riso de Opção Privada (Prop) também foram colocados em discussão. Foram pedidos ajustes como, aumento no risco de base para compensar aumento no valor dos fretes e alteração nos avisos para contemplar soja na modalidade “a fixar”.

Stepahnes também ouviu os produtores sobre os problemas enfrentados por causa da falta de padronização da Classificação de Soja. O ministro convocou a assessoria jurídica do Mapa e solicitou agilidade na busca de solução para o problema.

A Aprosoja também apresentou as reivindicações estruturais, que garantirão a sustentabilidade do negócio soja. Foram apresentadas solicitações em relação ao seguro rural, infra-estrutura e logística, defesa sanitária e agroenergia. O encontro serviu para a Aprosoja apresentar sua estrutura e ações ao ministro que assumiu a pasta recentemente. Também participam da audiência o vice-presidente Sul José Nardes e o vice-presidente Oeste Glauber Silveira e o diretor executivo Marcelo Duarte.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/232610/visualizar/