Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 07 de Abril de 2007 às 14:03

    Imprimir


O presidente nacional do Banco do Brasil, Antônio Francisco de Lima Neto, e o governador Blairo Maggi (PR) assinam na próxima quarta-feira (11) um protocolo de intenções que pretende garantir o financiamento e intensificar as ações de apoio ao Programa MT-Regional e aos consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e sócio-ambiental nos municípios mato-grossenses.

A assinatura visa atender 25 mil famílias em cerca de 150 planos de negócios no programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) do BB em um prazo de quatro anos. No País, até a primeira quinzena do mês de março, foram aprovados 1200 planos destinados a 262 mil famílias com recursos da ordem de R$ 1,07 bilhão entre custeio, capital de giro, investimento e comercialização.

Na região Centro-Oeste, são 43 planos. Em Mato Grosso, 19 já foram iniciados e estão em fase de implementação. Nestes planos é dado destaque para a apicultura, bovinocultura de leite, fruticultura e reciclagem de lixo, entre outros. Segundo o gerente de agronegócios da superintendência do Banco do Brasil em Mato Grosso, Olímpio Vasconcelos Calixto, o valor dos recursos que serão investidos pelo banco ainda não foi definido.

O Banco do Brasil se compromete a garantir a compra da produção dos pequenos e médios empresários rurais apoiados pela parceria, através de “empresas âncoras”, que oferecerão um preço mínimo ao produtor.

A parceria envolve ainda, além da Secretaria de Projetos Estratégicos, entidades como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), Banco Amazônia, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), entre outros.

Em Mato Grosso, serão instalados 14 consórcios intermunicipais. Destes, 10 já foram implantados em diversas localidades do Estado como a região sul, o Pantanal e o Vale do Juvena. A previsão, segundo o secretário adjunto de Projetos Estratégicos e coordenador do programa MT-Regional, Neurilan Fraga (foto), é que os outros quatro consórcios estejam em funcionamento até o mês de junho.

Mais parcerias - “Em breve, o Estado assinará um Termo de Cooperação Técnica (TEC) com o grupo Plantações Michelin para apoiar pequenos e médios produtores na formação dos consórcios de viveiro de mudas de jardins clonais, visando a ampliação do plantio de seringueira em Mato Grosso”, antecipou Fraga.

Além do valor econômico, segundo ele, a produção do látex vai de encontro aos interesses do governo no que tange à preocupação ambiental, já que a seringueira contribui para o reflorestamento.





Fonte: Olhar Direto/APB

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/233402/visualizar/