Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Março de 2007 às 16:39
Por: Flávia Fernandes

    Imprimir


Preocupados com o aquecimento global, mudanças climáticas, seqüestro de carbono e reflorestamento, o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, deputado Dilceu Dal’Bosco, solicitou a Mesa Diretora da Casa a realização de uma audiência pública, na capital do estado, para debater os temas.

A proposta é discutir com a população cuiabana os motivos que vem provocando o aquecimento global, as conseqüências e como reverter essas alterações climáticas. “Este é o momento de discutirmos o assunto com ambientalistas, biólogos e pesquisadores, pois este fenômeno climático é um agravante para Terra e para nós que fazemos parte deste meio”, afirmou Dilceu.

O aquecimento global é decorrente do aumento de poluentes, principalmente de gases derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel etc), na atmosfera. Com a liberação desses gases - ozônio, gás carbônico e monóxido de carbono – é formada uma camada de poluentes, de difícil dispersão, provocando o efeito estufa. O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colaboram para este processo. Assim, os raios solares atingem o solo e irradiam calor na atmosfera, mas a camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, resultando no aumento da temperatura global. Este fenômeno é evidente nas grandes cidades.

Ambientalistas afirmam que nos dias mais quentes têm sido registrados nos últimos tempos e que a previsão para o ano de 2100 é o aumento da temperatura em até 6ºC, o que acarretará em conseqüências devastadoras para o planeta causando escassez de alimentos e graves problemas sociais.

Com toda problemática o presidente da comissão, pretende com a audiência pública, desenvolver pequenos projetos em parceria com a comunidade, como por exemplo, o reflorestamento e outras atividades que visem diminuir os efeitos do aquecimento global. A data do evento ainda será definida.





Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/234496/visualizar/