Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 12 de Março de 2007 às 16:15

    Imprimir


O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) quer implantar nas escolas da rede pública de ensino um programa permanente de educação para o trânsito. Um protocolo de intenções foi assinado nesta segunda-feira (12), durante abertura da campanha “Educação para o Trânsito, Uma Lição para Toda Vida”, que marca a volta às aulas. O documento foi assinado juntamente com a Secretaria de Educação de Várzea Grande (SME) e a Secretaria de Esportes e Lazer de Cuiabá (SEEL).

O Programa consiste em apoio pedagógico para ações educativas em trânsito e capacitação de educadores. Entre os dias 12 e 16 deste mês em 11 escolas de Cuiabá e Várzea Grande serão realizadas palestras educativas e apresentações teatrais com enfoque no trânsito.

A idéia é implantar, num primeiro momento, um programa piloto nas 11 escolas selecionadas e, no futuro próximo, estender a toda rede. Em julho, instrutores de Minas Gerais estarão em Cuiabá para ministrar cursos na área para profissionais de educação de Mato Grosso.

As ações servirão para subsidiar a política de educação para o trânsito a ser implantada nas escolas, caso o programa seja transformado em lei pela Assembléia Legislativa. De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran, Renata Freitas, a meta da campanha é transformar crianças em agentes multiplicadores.

“Os pequenos, por estarem mais propícios a ensinamentos e também mais expostos aos perigos de trânsito, devido à ação de motoristas imprudentes, se transformarão numa espécie de agentes mirins de trânsito, cobrando dos pais ou responsáveis, uma conduta mais adequada e defensiva nas vias públicas”, diz.

De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, o trânsito está entre as três principais causas de mortes no país. O número de vítimas passa de 30 mil por ano. Cuiabá é uma das capitais com trânsito mais violento, proporcionalmente. Por ano, morrem em média, cerca de 200 pessoas, vítimas de acidentes de trânsito.

A escola Ana Maria do Couto, no CPA II, em Cuiabá, foi escolhida este ano para sediar a abertura da campanha, devido ao elevado índice de acidentes nas imediações, envolvendo alunos da instituição. Além desta, as escolas estaduais Barão de Melgaço, Pedro Gardés, Souza Bandeira, as escolas municipais Manoel João de Arruda, Dejani Ribeiro, Salvelina Silva, Maria da Glória de Souza, José Leite de Moraes e as escolas particulares Cooperar e Evolução receberão ações voltadas à educação para o trânsito.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/237148/visualizar/