Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 01 de Março de 2007 às 09:46

    Imprimir


O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), vinculado a Secretaria de Estado de Saúde, apresenta resultados do projeto Mato Grosso Contra o Câncer Buca,l desenvolvido no ano de 2006, que tem como objetivo a aplicação da política de assistência aos pacientes portadores de câncer bucal cumprindo a meta de interiorizar as ações de combate à doença. O projeto consiste na capacitação de profissionais de saúde nas áreas de diagnóstico e prevenção das lesões da boca e da face com ênfase no câncer bucal.

No ano passado o projeto alcançou notáveis avanços com a qualificação de 145 profissionais especializados no diagnóstico do câncer bucal, entre odontólogos e técnicos de higiene dental em todo o Estado. Os municípios contemplados foram os de Alta Floresta, Barra do Garças, Peixoto de Azevedo, Primavera do Leste, Cuiabá e toda a Baixada Cuiabana. Foram realizados, ainda, cursos de Promoção de Saúde e Prevenção em Câncer Bucal.

“O programa de capacitação aplicado pelo projeto tornou possível também a participação de 266 servidores do próprio Centro em eventos como palestras e cursos que abordaram temas discorrendo sobre o radiodiagnóstico, a psicooncologia, a biossegurança, a saúde do trabalhador, e a odontologia em pacientes com fissuras labiopalatais”, disse a diretora do Ceope, Daniely Beatrice do Lago, lembrando que o Centro já foi instituído com o objetivo de ser referência estadual na prevenção e diagnóstico do câncer bucal bem como das demais doenças da boca e da face e hoje é referencia estadual e modelo para outros Estados do Brasil.

O trabalho só foi possível porque o Ceope tem como apoio os serviços do MT Laboratório, que também é referência na realização de exames de patologia bucal e que também conta, em seu quadro funcional, servidores especializados em Estomatologia e Patologia.

CEOPE - O Ceope atende a 93% dos municípios do Estado na atenção ao combate ao câncer de boca. Registros confirmam que, nos dez anos anteriores à instituição do Centro de Odontologia, foram diagnosticados, em média, 10 casos de câncer de boca, por ano. E que, a partir da criação do Centro, esse número saltou para 24,3 casos, ao ano. “A importância desses números reside no fato de que quanto mais precocemente for realizado o diagnóstico do câncer de boca maior é a possibilidade de cura do paciente”, explicou a diretora.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/239360/visualizar/