Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 27 de Fevereiro de 2007 às 07:17

    Imprimir


O Programa de Melhoramento Genético de Algodão da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) está fazendo no TecnoCampo 2007, que acontece desde janeiro nas principais regiões produtoras do estado, lançamento pré-comercial para a safra 2007/2008 de duas cultivares: a FMT 502 e a FMT 703.

Estas variedades apresentam, resistência às principais doenças do algodoeiro (dentre elas, virose e bacteriose), têm maior tolerância às doenças foliares e excelentes qualidade de fibra. “Estas características somadas às outras que as diferenciam, possibilitam ótima produtividade e redução de custo de produção ao produtor”, aponta Paulo Aguiar, pesquisador e gestor do Programa de Melhoramento Genético de Algodão da Fundação MT.

O lançamento destas cultivares é resultado, de acordo com Aguiar, do trabalho de pesquisa realizado num curto espaço de tempo. Em cinco anos, o Programa de Melhoramento Genético de Algodão da Fundação MT, disponibilizou três variedades resistentes às doenças da lavoura, com boa produtividade e alto rendimento. Com os novos materiais, totaliza-se cinco variedades de algodão colocadas no mercado pelo Programa para os produtores mato-grossenses.

“Assim como os sojicultores, os cotonicultores também têm a sua disposição cultivares com ótimas características. Isso é a revolução tecnológica também para a cultura do algodão”, destaca Aguiar.

Conforme o pesquisador a FMT 502 é uma variedade de ciclo precoce com tolerância aos nematóides do algodoeiro, além de apresentar resistência à virose e bacteriose, e tolerância à ramulose, ramulária e alternária. A FMT 703 é uma cultivar de ciclo tardio com resistência à ramulária (doença que junto com a ramulose demanda 3-4 aplicações de fungicidas para o seu controle), além da resistência à virose, bacteriose e alternária.

TecnoCampo – Estas duas novas cultivares de algodão podem ser vistas à campo na Célula de Cultivares do TecnoCampo. A terceira etapa do evento acontecerá nos próximos dias 02 e 03 de março na Fazenda Filadélphia, situada em Campo Verde, há 139 quilômetros de Cuiabá-MT.

O pesquisador Paulo Aguiar, além de apresentar os lançamentos pré-comerciais, faz indicação de plantio, recomenda sobre o manejo regulador de crescimento e explica aos participantes do TecnoCampo sobre o controle de doenças do algodoeiro destas novas cultivares e das outras já lançadas e cultivadas pelos produtores.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/239742/visualizar/