Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 26 de Fevereiro de 2007 às 14:30

    Imprimir


Com o objetivo de entregar uma carta de reivindicação ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) pedindo a substituição do superintendente do órgão em Mato Grosso, Leonel Wolfart, cerca de 150 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Assentados e Acampados (MTA), que estão acampados no km 338 da BR 364, iniciaram uma caminhada pela rodovia, com destino a Cuiabá.

O lema do protesto é "Caminhada pela reforma agrária contra a corrupção". Segundo os manifestantes, o superintendente prejudicou a reforma agrária em Mato Grosso na primeira gestão do governo Lula. “Mato Grosso foi o último colocado na realização de assentamentos no Brasil. E isso ocorreu por falta de competência e vontade dele (Leonel)”, afirmou o coordenador do MTA, Valdir Correia.

Segundo ele, este ano o Estado devolveu à União um total de R$ 400 milhões destinados à reforma agrária “porque não deu conta de gastar”. Além disso, os trabalhadores reclamam da dificuldade de diálogo com o superintendente. Outro item que consta da pauta é a imissão de posse para três áreas em Mato Grosso: a fazenda Boa Esperança, em Campo Verde; a Terra da Formosa, em Pedra Preta; e Flor do Prata, em Guiratinga. “Já houve inclusive liberação de recursos pelo Tesouro Nacional, mas nada foi feito”, argumentou Correia.

Os trabalhadores pedem também a liberação de crédito para implantação de novos assentamentos. Eles reivindicam ainda a liberação de uma fazenda em Rondonópolis cuja compra foi seqüestrada pela Justiça sob suspeita de ter sido adquirida por parte dos R$ 164,8 milhões roubados do Banco Central de Fortaleza (CE), em 2005, por membros do Primeiro Comando da Capital (PCC).





Fonte: Mato Grosso Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/239830/visualizar/